Eficacia dos Metodos de Treinamento Auditivo em Portadores de Transtornos do Processamento Auditivo Central
Revisão de Literatura
Resumo
O Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC) é definido como um déficit em um ou mais processos auditivos centrais, sendo caracterizado por uma ou mais alterações nas habilidades auditivas. Quando o indivíduo é diagnosticado com TPAC, recomenda-se a reabilitação fonoaudiológica com ênfase no treinamento auditivo. Objetivo: O objetivo deste estudo foi verificar a eficácia do Treinamento Auditivo Formal e do Treinamento Auditivo Informal em portadores de Transtorno do Processamento Auditivo Central. Método: Tratou-se de uma revisão de literatura visando responder à pergunta alvo: “Qual a eficiência do treinamento auditivo formal e do treinamento auditivo informal na reabilitação dos transtornos do processamento auditivo central?” A pesquisa bibliográfica utilizou como base de dados os sites da BVSalud e Google Academy, combinando os descritores “audição”, “plasticidade neuronal”, “processamento auditivo central”, “habilidades auditivas” e “treinamento auditivo”. Resultados e Conclusão: De acordo com o observado, tanto o TAF quanto o TAI se mostraram eficazes na reabilitação de portadores de TPAC e contribuíram positivamente na reabilitação cognitiva-auditiva de pacientes com outros distúrbios, como: alterações fonéticas/fonológicas, distúrbios de leitura e dificuldades de aprendizagem, comprometimento cognitivo leve e em pacientes que sofreram lesão cerebral leve e traumatismos crânio-encefálicos.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Liliane Dias Pereira, Amanda Guedes, Daniela Santana, Jessica Martins, Monica Hui, Nislene Rocha, Alessandra Rezende
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).