Avaliação de empatia nos matriculados no período vespertino no curso de graduação de fisioterapia: uma abordagem exploratória
Resumo
A empatia é considerada um construto multidimensional com componentes cognitivos, afetivos e comportamentais e é essencial para criar a aliança terapêutica entre paciente e profissional da saúde, que influencia o desfecho clínico. Objetivo: avaliar uma amostra de estudantes do período vespertino do curso de Fisioterapia das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), caracterizando-os de acordo com os dados sociodemográficos e em relação à habilidade de empatia. Método: Estudo transversal de caráter exploratório, delineado de forma experimental com uma perspectiva quantitativa por meio do preenchimento de um inventário de empatia e um questionário sociodemográfico por universitários voluntários dos 1º, 2º e 5º semestres do período vespertino do curso de fisioterapia da FMU. Esta pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética, por meio da Plataforma Brasil, e aprovada sob parecer nº 3.989.254. Resultados: A Tomada de Perspectiva (TP) obteve média de 3,93, a Flexibilidade Interpessoal (FI) de 3,22, o Altruísmo (Al) de 3,45 e a Sensibilidade Afetiva (SA) de 4,32. A média de empatia com o avançar da idade apresentou sutil melhora, exceto na faixa dos 41 aos 50 anos. A média da empatia do 1º, 2º e 5º semestres foram respectivamente 3,73, 3,72 e 3,79. Conclusão: Não foi constatada diferença significativa na evolução da empatia com o decorrer dos semestres, ressaltando a importância do Programa de Empatia da FMU iniciado em 2020, sendo relevante focar no desenvolvimento dos fatores FI e Al.
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Copyright (c) 2024 Alessandra Gasparello Viviani, Yukio Kuroda Nabeshima, Rodrigo Quadros Martinez, Juliana Duarte Leandro, Sandra Maria Holanda Mendonça
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