Associação entre o leite humano e os impactos na microbiota intestinal do recém-nascido durante a pandemia da covid-19
Resumo
O leite humano oferece não apenas os nutrientes essenciais para o crescimento saudável do recém-nascido, mas também uma série de fatores bioativos que desempenham um papel fundamental na formação e manutenção da microbiota intestinal. Neste estudo, investigou-se o papel do leite humano na formação da microbiota intestinal do recém-nascido durante a pandemia de COVID-19. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com artigos em inglês e português publicados no período de 2020 à 2023. Durante a pandemia da COVID-19, diversos órgãos manifestaram preocupação em relação à prática e promoção do aleitamento materno, pois as mães buscavam garantir a segurança de seus bebês enquanto enfrentavam um vírus altamente contagioso. Não há evidências de transmissão da SARS-CoV através do leite materno diretamente, mas a possível infecção pode ocorrer durante o ato sem as devidas precauções. Nesse período de grande desafio, as práticas de amamentação foram adaptadas para garantir a segurança da mãe e do bebê, incluindo o uso de máscaras e medidas rigorosas de higiene. Portanto, a promoção do aleitamento materno e a criação de um ambiente propício para o desenvolvimento da microbiota intestinal saudável emergem como estratégias fundamentais na prevenção de diversas doenças. Este estudo contribui para o avanço do conhecimento nesta área, para práticas clínicas e políticas de saúde mais assertivas relacionadas à nutrição e imunidade de recém-nascidos durante situações como a pandemia da COVID-19. Os resultados desta análise têm o potencial de informar políticas de saúde pública, influenciar práticas clínicas e, o mais importante, garantir o incentivo da amamentação, mesmo em tempos de adversidade.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Carolina Dias de Sousa, Ana Carolina Lavio Rocha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).