Atitudes em relação ao aborto: um estudo populacional no Brasil
Resumo
A bioética desempenha um papel fundamental na abordagem das questões éticas relacionadas às ciências da saúde e da vida. O objetivo principal desta pesquisa foi investigar o conhecimento e a receptividade da população em relação à bioética do aborto por meio de um questionário. A pesquisa investigou a receptividade da população à bioética do aborto por meio de um questionário online com 367 participantes, principalmente jovens do sexo feminino, solteiros e com ensino superior. Os resultados mostram que as opiniões sobre o aborto variam de acordo com a religião e a educação. Os deístas são mais propensos a apoiar o aborto em qualquer situação, enquanto os católicos tendem a se opor. A maioria dos participantes acredita que a decisão deve ser da mulher, com diferenças significativas de gênero. A pesquisa destaca a influência da educação e das crenças religiosas nas opiniões sobre o aborto e destaca a complexidade do assunto. Isso ressalta a importância de abordar o tema com sensibilidade e considerar a diversidade de perspectivas e influências sociodemográficas, respeitando a diversidade de opiniões e considerando a influência de fatores sociodemográficos e religiosos nas atitudes da população.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marcela Lorrany Serafim Silva , Pablo Tony dos Reis Bueno , Saulo Gonçalves Pereira, Hugo Christiano Soares Melo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).