O impacto dos fármacos indicados para o TDAH no processo de aderência terapêutica fonoaudiológica: revisão de literatura
Resumo
Objetivo: verificar o impacto dos fármacos indicados para o TDAH no processo de aderência terapêutica fonoaudiológica. Método: Revisão de literatura sistemática nas bases Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e PubMed, tendo como critérios de inclusão artigos publicados em português brasileiro e inglês, indexados nas bases de dados nos últimos 10 anos e com texto completos de livre acesso com link ao conteúdo, e como critérios de exclusão teses, livros, reportagens, textos da internet como blogs sobre o assunto e artigos que não atendem aos objetivos do estudo. Resultados: foram incluídos 5 artigos para análise, sendo o mais antigo de 2004 e mais recente de 2022, quatro artigos em inglês e um em português, três estudos prospectivos e dois estudos de revisão de literatura. Os estudos avaliam os efeitos e impactos dos fármacos usualmente indicados para o tratamento do TDAH em crianças e adolescentes em fase escolar. Conclusão: o MPH e o LDX são os fármacos mais indicados no tratamento do TDAH, com maior adesão do paciente para o LDX, sendo as reações adversas mais significantes, a diminuição de apetite e a insônia, que podem ser sintomas presentes durante a sessão de terapia fonoaudiológica. A literatura foi escassa, demonstrou a necessidade da realização de estudos voltados ao impacto dos medicamentos indicados para o TDAH no processo de adesão fonoaudiológica.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Alana de Souza Paula, Amanda Camilo, Evellyn Melo, Mayra Santana, Sabrine Mano

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).