Percepção dos pais e professores em relação ao desenvolvimento da linguagem de crianças da educação infantil pré e pós pandemia do Covid-19: revisão de literatura
Resumo
Objetivo: verificar a percepção dos pais e professores sobre os impactos causados pela pandemia Sars Covid-19 no desenvolvimento da linguagem de crianças da educação infantil. Método: revisão de literatura integrativa nas bases da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Google Acadêmico, usando os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), tendo como critério de seleção texto completo de livre acesso, idioma português brasileiro, publicações entre os anos de 2020 e 2023. Resultado: seis artigos atenderam os critérios de inclusão e foram elegíveis para responder ao objetivo da pesquisa. Conclusão: embora a literatura seja escassa, pais e professores demonstraram perceber os impactos no desenvolvimento da linguagem de crianças da educação infantil relacionados a pandemia Sars Covid-19, sendo necessário ações na área da linguagem para beneficiar crianças nascidas no período da pandemia.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Alana de Souza Paula, Gabrielle Silva da Cunha, Leidiane Vieira Oliveira, Maria Eduarda Freitas Gomes Araujo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).