Importância do programa de empatia para desenvolver soft skills em estudantes de graduação
Resumo
Resumo: Este é um estudo baseado em um relato de experiência em que evidenciamos a importância do programa empatia no desenvolvimento de soft skill em estudantes da área de saúde. Cada vez mais as instituições de ensino superior têm buscado formas de desenvolver medidas eficazes voltadas para habilidades comunicativas dos profissionais, sendo assim, o objetivo deste trabalho foi apresentar atividades que proporcionaram o desenvolvimento de competências não técnicas, denominadas soft skills, que contribuem para a formação de profissionais diferenciados no mercado de trabalho, gerando assistência qualificada e rápida inserção no mercado de trabalho. É um trabalho de relato de experiência em que foi possível associar dados da literatura com os resultados dos participantes do programa empatia e humanização, foram apresentados os resultados de cada atividade proposta associando a pesquisas realizadas em maio e junho com artigos na integra, os quais atendessem ao objeto de pesquisa. Como resultado desta experiência evidenciamos a importância na contribuição das relações interpessoais preparando melhor os estudantes a lidarem com conflitos emocionais, adotando atitudes mais favoráveis a resolução destes, pautadas em estratégias de enfrentamento e regulação emocional, necessidades atualmente preconizadas em estudantes universitários. Concluímos com este estudo o quão importante é estimular o desenvolvimento de habilidades não técnicas em estudantes de graduação na área de saúde, uma vez que todas as habilidades técnicas já são desenvolvidas em sala de aula e ambientes de práticas, além de uma necessidade no processo de formação na atualidade.
Descritores: empatia, saúde, habilidades sociais
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Mirtes Cristina Perrechi, Sandra Maria Holanda de Mendonça
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).