Ansiedade, depressão e estresse como efeitos neuropsicológicos da administração do conflito entre o ambiente profissional e pessoal em tempos de trabalho remoto
Resumo
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar a literatura disponível e apresentar questionamentos sobre eventuais benefícios e os efeitos neuropsicológicos desdobrados como estresse, depressão e ansiedade, em função do conflito em administrar os aspectos do trabalho e do lar mediante o advento da pandemia de COVID-19. A metodologia desta pesquisa se destaca por formato descritivo, cuja avaliação detalhada é apresentada a partir do delineamento bibliográfico, tendo o tratamento de dados observados de forma qualitativa. Um recorte temporal foi aplicado na pesquisa, considerando o período de 2019 a 2022 e busca nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online - Scielo, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde - Lilacs e Periódicos Eletrônicos em Psicologia - Pepsic. Os resultados evidenciam consideráveis impactos na saúde mental de trabalhadores em Home Office, influenciados pela impossibilidade de adaptação e preparo para esta modalidade de trabalho.
Descritores: saúde mental, organização, teletrabalho, literatura de revisão
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Thiago Ferrara
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).