Dificuldade na percepção auditiva em usuários de máscara de proteção individual na pandemia de COVID-19
Resumo
Introdução: Devido à pandemia de COVID-19 que se instalou no Brasil em 2020, o uso de máscara de proteção individual foi recomendado como obrigatório nas práticas de ensino em atendimentos de saúde. Desta forma, preceptores, professores e graduandos de Cursos de Saúde passaram a utilizar diariamente este recurso. Estes podem dificultar a comunicação devido à dificuldade de percepção auditiva que causam em alguns indivíduos. Objetivo: verificar as mudanças na percepção auditiva que os professores e preceptores da área da saúde, usuários de máscara de proteção individual, apresentaram durante seu período de trabalho. Método: participaram do estudo 21 profissionais de ensino superior da área da saúde de uma Instituição de Ensino Superior de São Paulo, na faixa etária entre 30 e 68 anos e de ambos os sexos. Todos responderam a um questionário enviado digitalmente, com questões pertinentes ao tema, após o aceite do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A análise dos dados foi feita de forma qualitativa e com caráter descritivo. Conclusão: os resultados desta pesquisa permitiram rastrear informações e impactos possíveis que podem limitar a comunicação dos professores e preceptores da área da saúde em sua rotina de trabalho com o uso de máscaras de proteção individual. Foram identificados, na população estudada, relatos sobre dificuldade de percepção auditiva durante a jornada de trabalho, principalmente nos indivíduos com carga horária extensa, além de cansaço e esforço vocal, principalmente em ambiente ruidoso.
Descritores: percepção auditiva, comunicação, audição, COVID-19, equipamento de proteção individual
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Alessandra G. de Rezende Araujo, Élica Jesus Araújo , Laura Abrão Barquet, Thainá Rodrigues Pereira dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).