UTILIZAÇÃO DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA DESENVOLVER HABILIDADES COMPORTAMENTAIS DE EMPATIA E HUMANIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO EM ODONTOLOGIA

Autores

  • Samantha Cavalcanti
  • Fernanda Aurora Stabile Gonnelli
  • Elaine Dias do Carmo

Palavras-chave:

aprendizagem interativa, docência, empatia, humanização da assistência, tomada de decisão, treinamento com simulação de alta fidelidade

Resumo

Introdução: Durante a formação do cirurgião no curso de Odontologia, são
classicamente desenvolvidas as hard skills, porém, o desenvolvimento de
habilidades comportamentais, as chamadas soft skills entre elas a empatia
e humanização também são fundamentais. A adoção de estratégias
pedagógicas com o objetivo de desenvolver essas habilidades é um
importante desafio da educação em odontologia. Material e métodos: O
objetivo deste artigo é apresentar como a metodologia de simulação
realí­stica pode ser utilizada ao longo da formação em odontologia para o
desenvolvimento de habilidades comportamentais como empatia e
humanização. Resultados e discussão: Boas práticas em saúde como
ética, empatia, segurança, respeito, liderança, comunicação e gestão de
conflitos podem ser desenvolvidas quando a estrutura curricular é
organizada com este intuito. Com a utilização da metodologia de simulação
realí­stica com cenários controlados, seguidos de debriefing, é possí­vel
realizar uma avaliação formativa e verificar se o aluno atingiu os objetivos
de aprendizagem para o desenvolvimento destas habilidades.

Downloads

Publicado

2020-10-07