EMPATIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE

Autores/as

  • Charlotte Cesty Borda de Saenz Escola de Ciências da Saúde e Bem-Estar
  • Regiane Miranda-Ferreira Oler Docente do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
  • Fernanda Aurora Stabile Gonnelli Coordenadora do Curso de Odontologia do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
  • Elaine Dias do Carmo Coordenadora de Qualidade AcadeÌ‚mica da Escola de CieÌ‚ncias da Saúde do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

Resumen

Introdução: A empatia vem ganhando destaque como uma importante habilidade a ser desenvolvida, pois está fortemente relacionada ao sucesso na carreira profissional e na vida. Além disso, vários estudos indicam que relações empáticas entre professor e aluno em sala de aula potencializam o processo de ensino e aprendizagem, garantindo melhora do desempenho acadêmico. Material e métodos: Este estudo é resultado de uma pesquisa realizada com 101 estudantes dos cursos de Biomedicina, Ciências Biológicas e Farmácia da Escola de Ciências da Saúde do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, que teve como objetivos identificar o conhecimento dos estudantes sobre o conceito básico de empatia e avaliar quais fatores podem influenciar a relação empática entre professor e aluno no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior em Saúde. Resultados: No presente artigo os alunos destacaram a importância da linguagem verbal e não verbal na comunicação empática e como a escuta ativa pode melhorar o relacionamento entre professor-aluno e promover a proximidade entre eles.  Os resultados mostraram que o processo empático é bilateral, pois os alunos podem ser empáticos com o professor respeitando-o e prestando atenção í s aulas, já o professor mostra sua empatia compreendendo os problemas dos alunos, ensinando da melhor forma e entendendo as diferenças de aprendizagem entre eles. Conclusões: Pode se concluir o grande envolvimento e conhecimento dos alunos sobre a importância da empatia na vida acadêmica e como o comportamento e interação entre eles podem influenciar no desenvolvimento cognitivo e interesse em sala de aula.

Publicado

2020-10-07