Promoção do Desenvolvimento de Empatia e Humanização na Formação Superior em Saúde: revisão da literatura
Resumo
Introdução: Atividades curriculares e extracurriculares ao longo da formação profissional em saúde, que permita aos estudantes o desenvolvimento da empatia e humanização é fundamental para que tenhamos profissionais críticos, reflexivos e comprometidos com a saúde e o bem-estar da sociedade. Material e métodos: O objetivo deste trabalho é mostrar, por meio da revisão de literatura, programas e estratégias acadêmicas que promovem o desenvolvimento da empatia e humanização nos estudantes dos cursos de graduação na área da Saúde. Resultados: Acreditamos na importância das instituições elaborarem programas que oportunizem esta experiência aos seus graduandos. Conclusões: Compreendemos que o assunto é um campo rico para debates e perspectivas, portanto novos estudos devem ser realizados para a continuidade da reflexão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).