DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DO JOGO IMUNO ALVO COMO METODOLOGIA ATIVA PARA O ENSINO DE IMUNOLOGIA
Palavras-chave:
Imunologia, Jogos de Tabuleiro, Aprendizagem Ativa, Educação SuperiorResumo
O ensino da Imunologia apresenta um desafio aos professores considerando as constantes descobertas científicas na área e o grande volume de informações a serem abordadas no curso. Recursos didáticos adequados podem representar um importante pilar entre as estratégias para o ensino dessa disciplina. Nesse estudo, desenvolvemos e validamos uma ferramenta didática para ensino de imunologia. Alunos de graduação, pós-graduação e professores de pós-graduação participaram de uma atividade prática do jogo de tabuleiro denominado de Imuno Alvo. Posteriormente, aplicamos uma ferramenta de avaliação de jogos educativos previamente descrita. Os resultados dessa avaliação foram analisados através da técnica interpretativa objetiva simples e os dados quantitativos foram apresentados através de ilustrações e gráficos. A maioria dos participantes considerou que o jogo facilitou a aprendizagem e avaliou a dinâmica do jogo como divertida. Além disso, o elemento competitivo foi apontado principalmente pelos alunos da graduação. Grande parte dos professores, pós- graduandos e graduandos declararam sentir diversão, descontração e motivação para o estudo. Por outro lado, ambiguidade entre tensão e prazer também foi apontada entre alunos de pós-graduação e graduação. Diante das avaliações, concluímos que o jogo Imuno Alvo poderá contribuir de forma ativa e dinâmica para processo de ensino e aprendizagem de Imunologia Básica, facilitando a compreensão do conteúdo de forma lúdica, motivadora e divertida.Referências
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