Sequência didática para ensino de meio ambiente e saúde: o petróleo como objeto de estudo no ensino básico
Palavras-chave:
desastres ambientais, ensino fundamental, aprendizagem baseada em problemas, ensino médio, metodologias ativas, petróleoResumo
Sensibilizar crianças e adolescentes í s questões relacionadas ao Meio Ambiente e Saúde no século XXI constitui uma tarefa essencial no âmbito escolar, dado que os impactos gerados pela exploração intensiva dos recursos naturais afetam diretamente a saúde humana, além de gerar danos graves ao meio ambiente. O petróleo é um recurso natural explorado massivamente e sua utilização está frequentemente ligada a catástrofes ambientais. O tema "Petróleo" compreende um interessante ponto de partida para a alfabetização científica utilizando Aprendizagem Baseada em Problemas, visto que, pode ser aplicado de forma multidisciplinar. Sendo assim, o presente trabalho propõe a aplicação de uma sequência didática multidisciplinar e lúdica adaptada à questão do petróleo, seus impactos ambientais e para a saúde. A proposta é resultado de discussões estimuladas durante a disciplina Didática Especial, ofertada pelos cursos de pós-graduação do Instituto Gonçalo Moniz, Fiocruz Bahia. Para isso, foi desenvolvida uma atividade composta por cinco etapas, que incluem questionário avaliativo, experimento científico, jogo interativo (PetroQuiz), atividade investigativa e avaliação final para análise dos conhecimentos construídos. Espera-se que a sequência didática concebida neste trabalho favoreça discussões interativas baseadas em investigação sobre Meio Ambiente e Saúde no Ensino Básico, utilizando ferramentas e estratégias de baixo custo e fácil execução.
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