EXERCÍCIO FÍSICO NA ADOLESCÊNCIA COMO FERRAMENTA PARA IMPULSIONAR O ENSINO DE INVESTIGAÇÃO EM SAÚDE

Autores

  • Yasmin Monara Ferreira De Sousa Andrade Programa de Pós-Graduação em Patologia. Faculdade de Medicina da Bahia. Universidade Federal da Bahia. Instituto Gonçalo Moniz - Fiocruz, Bahia.
  • Yasmin Da Silva Luz Programa de Pós-Graduação em Patologia. Faculdade de Medicina da Bahia. Universidade Federal da Bahia. Instituto Gonçalo Moniz - Fiocruz, Bahia.
  • Laise Brandão Oliveira Programa de Pós-Graduação em Patologia. Faculdade de Medicina da Bahia. Universidade Federal da Bahia. Instituto Gonçalo Moniz - Fiocruz, Bahia.
  • Elaine Carvalho De Oliveira Programa de Pós-Graduação em Patologia. Faculdade de Medicina da Bahia. Universidade Federal da Bahia. Instituto Gonçalo Moniz - Fiocruz, Bahia.
  • Camila Mattos Andrade Programa de Pós-Graduação em Patologia. Faculdade de Medicina da Bahia. Universidade Federal da Bahia. Instituto Gonçalo Moniz - Fiocruz, Bahia.
  • Paula Rocha Dantas-Silva Programa de Pós-Graduação em Patologia. Faculdade de Medicina da Bahia. Universidade Federal da Bahia. Instituto Gonçalo Moniz - Fiocruz, Bahia.

Palavras-chave:

atividade fí­sica, educação, método ativo de ensino, depressão, ansiedade.

Resumo

A prática de exercí­cios promove muitos benefí­cios que ultrapassam a esfera fí­sica e atinge aspectos de saúde mental e social. Neste contexto, as escolas têm papel crucial na estimulação de crianças e adolescentes para essa prática, a fim de reduzir a permanência de comportamentos sedentários, impedir o surgimento de doenças fí­sicas e mentais, e estabelecer conví­vio social saudável. Desta forma, o objetivo desse trabalho foi elaborar uma sequência didática utilizando o método de ensino por investigação em saúde, para a disciplina de Educação Fí­sica, associando a prática de exercí­cios fí­sicos aos seguintes temas: sedentarismo, transtornos mentais (ansiedade e depressão) e inclusão de portadores de necessidades especiais (PNE). Para a realização desta proposta em turmas do 6º ao 9º ano, serão necessárias três aulas, cujo os alunos serão primeiramente engajados através de um filme e outras atividades relacionadas, em seguida, irão praticar exercí­cio fí­sico ao ar livre e dentro de um contexto interdisciplinar, e por fim, a exposição dos resultados e discussão para enfatizar a importância da prática fí­sica para a saúde e como uma ferramenta de inclusão de PNE.  Assim, esse tipo de atividade além de auxiliar professores na elaboração de métodos didáticos através do ensino por investigação, também torna os alunos engajados e crí­ticos sobre os temas abordados e os estimulam à adoção de exercí­cios fí­sicos em suas rotinas, influenciando familiares e comunidade.

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Publicado

2020-12-02