EXERCÍCIO FÍSICO NA ADOLESCÊNCIA COMO FERRAMENTA PARA IMPULSIONAR O ENSINO DE INVESTIGAÇÃO EM SAÚDE
Palavras-chave:
atividade física, educação, método ativo de ensino, depressão, ansiedade.Resumo
A prática de exercícios promove muitos benefícios que ultrapassam a esfera física e atinge aspectos de saúde mental e social. Neste contexto, as escolas têm papel crucial na estimulação de crianças e adolescentes para essa prática, a fim de reduzir a permanência de comportamentos sedentários, impedir o surgimento de doenças físicas e mentais, e estabelecer convívio social saudável. Desta forma, o objetivo desse trabalho foi elaborar uma sequência didática utilizando o método de ensino por investigação em saúde, para a disciplina de Educação Física, associando a prática de exercícios físicos aos seguintes temas: sedentarismo, transtornos mentais (ansiedade e depressão) e inclusão de portadores de necessidades especiais (PNE). Para a realização desta proposta em turmas do 6º ao 9º ano, serão necessárias três aulas, cujo os alunos serão primeiramente engajados através de um filme e outras atividades relacionadas, em seguida, irão praticar exercício físico ao ar livre e dentro de um contexto interdisciplinar, e por fim, a exposição dos resultados e discussão para enfatizar a importância da prática física para a saúde e como uma ferramenta de inclusão de PNE. Assim, esse tipo de atividade além de auxiliar professores na elaboração de métodos didáticos através do ensino por investigação, também torna os alunos engajados e críticos sobre os temas abordados e os estimulam à adoção de exercícios físicos em suas rotinas, influenciando familiares e comunidade.
Referências
Miles L. Physical activity and health. Nutr Bull [Internet]. 2007 Dec 1 [cited 2020 Mar 28];32(4):314–63. Available from: http://doi.wiley.com/10.1111/j.1467-3010.2007.00668.x
CASPERSEN CJ, POWELL KE, CHRISTENSON GM. Physical Activity, Exercise, and Physical Fitness: Definitions and Distinctions for Health-Related Research Synopsis. Vol. 100, Public Health Rep.
Starosta W. Science of human movements–meaning, name, directions of development. J Hum Kinet [Internet]. 2001;6:3–22. Available from: http://scholar.google.com/scholar?hl=en&btnG=Search&q=intitle:SCIENCE+OF+HUMAN+MOVEMENTS+?+MEANING+,+NAME+,+DIRECTIONS+OF+DEVELOPMENT#5
dos Santos ALP, Simões AC. Educação física e qualidade de vida: Reflexões e perspectivas. Saude e Soc. 2012;21(1):181–92.
Vinicius NAHAS M, Martin Totaro GARCIA L. Um pouco de história, desenvolvimentos recentes e perspectivas para a pesquisa em atividade física e saúde no Brasil.
Yao CA, Rhodes RE. Parental correlates in child and adolescent physical activity: A meta-analysis. Vol. 12, International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity. 2015.
Silva DAS, Lima J de O, Silva R, Rosa L. Nível de atividade física e comportamento sedentário em escolares Physical activity level and sedentary behavior among students. Rev Bras Ciantropom Desempenhohum. 2009;299–306.
Túlio De Mello M, Aurélia Boscolo R, Esteves AM, Tufik S, De A, Resumo R. Endereço para correspondência: O exercício físico e os aspectos psicobiológicos. Vol. 11, Rev Bras Med Esporte. 2005.
Regina Cassiano de Araújo S, Túlio de Mello M, Roberto Leite J. Transtornos de ansiedade e exercício físico Anxiety disorders and physical exercise. Vol. 29, Rev Bras Psiquiatr. 2007.
Veigas J, Gonçalves M. A INFLUÊNCIA DO EXERCíCIO FíSICO NA ANSIEDADE, DEPRESSíO E STRESS [Internet]. 2009 [cited 2020 Mar 25]. Available from: www.psicologia.com.pt
Salud PDE, Adolescentes CON, El EN, Escolar A, Experiencia IDE, Felipe L, et al. Health Promotion With Teenagers in the School Environment : Experience Report. 2016;160–7.
McNeil BJ, Keeler S, Adelstein SJ. LACTATE METABOLISM IN ANXIETY NEUROSIS. 1975;2020.
Brasil B, Oliveira N, Aguiar E; Saúde Coletiva. [cited 2020 Mar 25]; Available from: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=84217984006
Brasil. Educação especial: tendências atuais. 1999.
Noce F, Antônio M, Simim M, Túlio De Mello M. ser influenciada Pela Prática de atividade Física? Can the Self-Perceived Quality of life of People with Special needs be influenced by Practice of Physical activity? ClíniCa MédiCa no ExERCíCio E no ESPoRtE RESUMo Endereço para correspondência: Artigo originAl. Vol. 15, Rev Bras Med Esporte. 2009.
Ulasowicz C, Lomônaco JFB. Educação Física escolar e Motivação: a influência de um programa de ensino sobre a prática de atividades físicas. Congr Paul Educ Física Esc 2009. 2011;1(2010).
Esculcas C, Mota J. Actividade física e práticas de lazer em adolescentes. Vol. 5, Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. 2005.
Tudorlocke C, Ainsworth BE, Popkin BM. Active Commuting to School. Sport Med. 2001;31(5):309–13.
Alves de Moraes S, Beltrán Rosas J, Mondini L, Cristina Martins de Freitas I. Prevalência de sobrepreso e obesidade e fatores associados em escolares de área urbana de Chilpancingo, Guerrero, México, 2004. Vol. 22. 2006.
Thiesen J da S. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Rev Bras Educ. 2008;13(39).
Fleury MTL, Sarsur AM. O quadro-negro como tela: o uso do filme Nenhum a menos como recurso de aprendizagem em gestão de competências. 2007;1.
Oliveira NLBC. Transformações do cérebro e mudanças corporais: Adolescente e musculação. Univ Do Estado Da Bahia Dep Ci Ê Ncias Humanas / Campus Iv Curso Licenciatura Em Educ Çã O F í Sica. 2016;
Adami F, Frainer DES, Santos JS, Fernades TC, De-Oliveira FR. Insatisfação corporal e atividade física em adolescentes da região continental de Florianópolis. Psicol Teor e Pesqui. 2008;24(2):143–9.
Cavill N, Biddle S, Sallis JF. Health Enhancing Physical Activity for Young People: Statement of the United Kingdom Expert Consensus Conference. Vol. 13, Pediatric Exercise Science. Human Kinetics Publishers, Inc; 2001.
Pate RR, Pratt M, Blair SN, Haskell WL, Macera CA, Bouchard C, et al. Public Health and Prevention and the American College of Sports Medicine. J Am Med Assoc. 1995;273(5):402–7.
Heath GW, Parra DC, Sarmiento OL, Bo Andersen L, Owen N, Goenka S, et al. Evidence-based intervention in physical activity: lessons from around the world This is the third in a Series of five papers about physical activity * Lancet Physical Activity Series Working Group HHS Public Access. Lancet. 2012;380(9838):272–81.
Alberti A. Atividades Psicomotoras em Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais Psychomotor Activities in People with Special Needs [Internet]. Vol. 13, Id on Line Rev. Mult. Psic. V. 2019 [cited 2020 Mar 27]. Available from: http://idonline.emnuvens.com.br/id
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).