Práticas de higiene como mecanismos de combate aos patógenos: uma proposta de ensino por investigação

Autores

  • Bianca Ramos Mesquita Programa de Pós-Graduação em Patologia Humana e Patologia Experimental (PGPAT), Faculdade de Medicina da Bahia (FAMEB), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil. Instituto Gonçalo Moniz (IGM) – Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Bahia), Salvador, Bahia, Brasil.
  • Luana Evangelista de Araújo Programa de Pós-Graduação em Patologia Humana e Patologia Experimental (PGPAT), Faculdade de Medicina da Bahia (FAMEB), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil. Instituto Gonçalo Moniz (IGM) – Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Bahia), Salvador, Bahia, Brasil.
  • Igor Müller Silva Santos Programa de Pós-graduação em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (PgBSMI). Instituto Gonçalo Moniz (IGM) – Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Bahia), Salvador, Bahia, Brasil.
  • Marina Faillace de Amorim Programa de Pós-Graduação em Patologia Humana e Patologia Experimental (PGPAT), Faculdade de Medicina da Bahia (FAMEB), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil. Instituto Gonçalo Moniz (IGM) – Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Bahia), Salvador, Bahia, Brasil.
  • Ellen dos Reis Pimentel Programa de Pós-Graduação em Patologia Humana e Patologia Experimental (PGPAT), Faculdade de Medicina da Bahia (FAMEB), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil. Instituto Gonçalo Moniz (IGM) – Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Bahia), Salvador, Bahia, Brasil.
  • Filipe Rocha Lima Programa de Pós-Graduação em Patologia Humana e Patologia Experimental (PGPAT), Faculdade de Medicina da Bahia (FAMEB), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil. Instituto Gonçalo Moniz (IGM) – Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Bahia), Salvador, Bahia, Brasil.

Palavras-chave:

doenças, ensino, higiene, investigação, patógenos, jogo de tabuleiro

Resumo

As atuais necessidades formativas em termos de qualificação humana, pressionadas pela reconfiguração dos modos de produção, exigem a reorganização dos conteúdos trabalhados e das metodologias empregadas, delineando a organização de novas estratégias para a condução da aprendizagem de ciências. Deste modo, o ensino por investigação inter-relaciona o aprendiz e os objetos de seu conhecimento, à teoria e à prática, unindo a interpretação do sujeito aos fenômenos e processos naturais observados. Diante de uma atual pandemia viral, bem como a necessidade de explicitar a importância da higiene como forma de prevenção de doenças, este trabalho apresenta maneiras de inserir o assunto de forma lúdica e permitindo ao aluno ser parte do processo ensino-aprendizagem. Por meio de levantamento bibliográfico, observou-se que o público infantil possui hábitos que facilitam a transmissão de microorganismos patogênicos, desta forma, estratégias de ensino por investigação com foco em higiene pessoal podem prevenir doenças e auxiliar no cuidado com a saúde coletiva. Pensando em tal orientação elaborou-se uma situação problema e atividades para resolução da mesma, sendo estas divididas em três partes: (i) introdução ao assunto e a questão problema, (ii) jogo corrida da higiene, (iii) atividades práticas mostrando a importância das práticas de higiene. A inclusão da prática é imprescindí­vel para aproximar os alunos do conteúdo além de torná-los protagonistas da própria aprendizagem.

Biografia do Autor

Bianca Ramos Mesquita, Programa de Pós-Graduação em Patologia Humana e Patologia Experimental (PGPAT), Faculdade de Medicina da Bahia (FAMEB), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil. Instituto Gonçalo Moniz (IGM) – Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Bahia), Salvador, Bahia, Brasil.

Biomédica - UNIFACS

Mestranda em Patologia Humana - UFBA/FIOCRUZ

Luana Evangelista de Araújo, Programa de Pós-Graduação em Patologia Humana e Patologia Experimental (PGPAT), Faculdade de Medicina da Bahia (FAMEB), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil. Instituto Gonçalo Moniz (IGM) – Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Bahia), Salvador, Bahia, Brasil.

Biomédica - EBMSP

Mestranda em Patologia Humana - UFBA / FIOCRUZ

Igor Müller Silva Santos, Programa de Pós-graduação em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (PgBSMI). Instituto Gonçalo Moniz (IGM) – Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Bahia), Salvador, Bahia, Brasil.

Biomédico - UNIFACS 

Mestrando em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa - FIOCRUZ

Marina Faillace de Amorim, Programa de Pós-Graduação em Patologia Humana e Patologia Experimental (PGPAT), Faculdade de Medicina da Bahia (FAMEB), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil. Instituto Gonçalo Moniz (IGM) – Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Bahia), Salvador, Bahia, Brasil.

Bióloga - UFBA

Mestranda em Patologia Humana - UFBA / FIOCRUZ 

Ellen dos Reis Pimentel, Programa de Pós-Graduação em Patologia Humana e Patologia Experimental (PGPAT), Faculdade de Medicina da Bahia (FAMEB), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil. Instituto Gonçalo Moniz (IGM) – Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Bahia), Salvador, Bahia, Brasil.

Biomédica - EBMSP

Patologista Clí­nica 

Mestranda em Patologia Humana - UFBA / FIOCRUZ

Filipe Rocha Lima, Programa de Pós-Graduação em Patologia Humana e Patologia Experimental (PGPAT), Faculdade de Medicina da Bahia (FAMEB), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil. Instituto Gonçalo Moniz (IGM) – Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Bahia), Salvador, Bahia, Brasil.

Biomédico - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública 

Patologista Clí­nico

Mestre em Patologia Humana - UFBA / IGM-FIOCRUZ

Doutorando em Clí­nica Médica - FMRP - USP

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Publicado

2020-12-02