Práticas de higiene como mecanismos de combate aos patógenos: uma proposta de ensino por investigação
Palavras-chave:
doenças, ensino, higiene, investigação, patógenos, jogo de tabuleiroResumo
As atuais necessidades formativas em termos de qualificação humana, pressionadas pela reconfiguração dos modos de produção, exigem a reorganização dos conteúdos trabalhados e das metodologias empregadas, delineando a organização de novas estratégias para a condução da aprendizagem de ciências. Deste modo, o ensino por investigação inter-relaciona o aprendiz e os objetos de seu conhecimento, à teoria e à prática, unindo a interpretação do sujeito aos fenômenos e processos naturais observados. Diante de uma atual pandemia viral, bem como a necessidade de explicitar a importância da higiene como forma de prevenção de doenças, este trabalho apresenta maneiras de inserir o assunto de forma lúdica e permitindo ao aluno ser parte do processo ensino-aprendizagem. Por meio de levantamento bibliográfico, observou-se que o público infantil possui hábitos que facilitam a transmissão de microorganismos patogênicos, desta forma, estratégias de ensino por investigação com foco em higiene pessoal podem prevenir doenças e auxiliar no cuidado com a saúde coletiva. Pensando em tal orientação elaborou-se uma situação problema e atividades para resolução da mesma, sendo estas divididas em três partes: (i) introdução ao assunto e a questão problema, (ii) jogo corrida da higiene, (iii) atividades práticas mostrando a importância das práticas de higiene. A inclusão da prática é imprescindível para aproximar os alunos do conteúdo além de torná-los protagonistas da própria aprendizagem.
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