Gamificação em disciplinas de saúde: utilização de uma estratégia baseada no jogo "imagem & ação" para o ensino de imunopatologia
Palavras-chave:
Ensino superior, Materiais de ensino, Educação, Gamificação.Resumo
Uma série de mudanças no contexto da educação tem ocorrido no Brasil e no mundo nos últimos anos. O contexto social que envolve a globalização, as novas gerações de estudantes e as ferramentas tecnológicas contribuem intensamente para que as práticas pedagógicas sofram profundas modificações. Neste cenário, as metodologias ativas de ensino, as quais colocam o aluno como figura central no seu processo de aprendizagem e colocam o professor como moderador deste processo, têm sido cientificamente testadas com elevado grau de eficácia em seu propósito. Dentre as metodologias ativas, está a Gamificação (do inglês, Gamification). Esta estratégia utiliza elementos de jogos em um ambiente educacional para promover diversão e engajamento dos estudantes ao mesmo tempo em que proporciona a fixação do conteúdo e o aprendizado. No presente estudo nós apresentamos uma estratégia de Gamificação baseada no jogo "Imagem & Ação" para o ensino de Imunopatologia, mas com grande versatilidade para ser utilizada em diversas outras disciplinas. A estratégia foi elaborada e desenvolvida por professores experientes em um curso de Pós-Graduação em ensino superior em saúde, testada e aprovada como projeto final do módulo de Metodologias Ativas.
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