PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA NO TERRITÓRIO FRENTE AO CONTEXTO DE IMIGRAÇÃO FORÇADA

Autores

  • Yasmin Gabrielly Gomes dos Santos Faculdades Metropolitanas Unidas
  • Isabela Zeato Passos Faculdades Metropolitanas Unidas
  • Terezinha A de Carvalho Amaro

Palavras-chave:

imigração, territorialidade, psicologia, psicanálise

Resumo

Este estudo visa debater a dinâmica de socialização de uma determinada população. Consiste em um relato de experiência de duas alunas do curso de Psicologia ao realizar o estágio no espaço de uma instituição de apoio ao imigrante e refugiado na cidade de São Paulo. O objetivo principal é delimitar a estrutura constituinte do enlaçamento social a partir da análise da dinâmica de socialização dos frequentadores do espaço onde o trabalho foi realizado, bem como, refletir o papel da Psicologia neste contexto, como auxiliadora no fortalecimento do território. Para tanto, utilizou-se o ensaio teórico, fazendo articulação entre psicanálise e polí­tica frente ao sofrimento psicossocial. A partir do aparato teórico e observacional, foi possí­vel promover um novo olhar daquele espaço, o que gerou uma nova perspectiva de trabalhos que podem ser feitos por meio da concepção em saúde preventiva, de forma futura, a partir de caracterí­sticas ainda não exploradas.

Biografia do Autor

Yasmin Gabrielly Gomes dos Santos, Faculdades Metropolitanas Unidas

Psicologia e Psicanálise

Isabela Zeato Passos, Faculdades Metropolitanas Unidas

Psicologia e Psicanálise

Terezinha A de Carvalho Amaro

Docente do Centro Universitário das Faculdades Metropolitas Unidas - FMU

Referências

Rosa MDA. clí­nica psicanalí­tica em face da dimensão sociopolí­tica do sofrimento. Psicanálise, cultura e polí­tica. 1. ed. São Paulo: Escuta, 2015. v. 1. 144p.

Feitosa MZS, Sousa LCA, Paz AFC, Barreto EHFL, Bomfim ZAC. Afetividade, território e vulnerabilidade na relação pessoa-ambiente: um olhar ético polí­tico. v. 30. Fortaleza: Revista de Psicologia, 2018.

Haesbaert R. O mito da desterritorialização: do "fim dos territórios" í multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

Brasil. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate í Fome. CapacitaSuas SUAS: configurando os eixos de mudança. Brasí­lia: Instituto de Estudos Especiais da Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo, 2008. v. 1.

Santos, M. Da totalidade ao lugar. São Paulo: Edusp, 2005.

Almeida DR. O mito da desterritorialização: do "fim dos territórios" í multiterritorialidade. 6. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.

Haesbaert R. Da desterritorialização í multiterritorialidade. Porto Alegre: Associação Brasileira de Geógrafos, 2003.

Sawaia BB. O sofrimento ético-polí­tico como categoria de análise da dialética exclusão/inclusão: As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. 11 ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2011.

Rosa MD. Uma escuta psicanalí­tica das vidas secas. São Paulo: São Paulo Textura Revista de Psicanálise, v. 2, n. 2, 2002. p. 42-47.

Downloads

Publicado

2021-07-07