A educação do século XXI como caminho para cidadania em saúde
Resumo
O mundo e a humanidade vêm passando por mudanças políticas, econômicas, ambientais e sociais significativas desde a metade do século XX. Tais mudanças refletem significativamente nos processos educacionais e culturais das nações. Uma das consequências, no plano cultural, é a democratização de conhecimento e saberes como fruto das reivindicações das lutas dos movimentos sociais (das mulheres, negros, LGBTI+ e etc) e dos surgimentos das tecnologias e ferramentas de informática que não só deram acesso ilimitado ao conhecimento, mas a possibilidade da produção de saberes, conhecimento e informação por cada sujeito no mundo contemporâneo. Com essa mudança no plano cultural, os processos educativos começaram a ser repensados e reestruturados para atender e auxiliar na construção de novas formas de relações que passaram a estabelecer-se nas sociedades ocidentais, por exemplo, a passagem do foco do professor como o detector do conhecimento para aquele professor que exerce o papel do desenvolvimento da autonomia dos estudantes na construção dos seus saberes. Dessa forma, os métodos de ensino e aprendizagem foram repensados de tal maneira que o deslocamento do protagonismo, dado aos estudantes, fosse realizado possibilitando o exercício da autonomia e da liberdade no processo de sua própria aprendizagem.Â
[...]
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).