O papel dos educadores nas orientações preventivas de saúde bucal na adolescência

Autores

  • Sérgio Spezzia Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo.

Palavras-chave:

Saúde Bucal, Educação em Saúde, Adolescente.

Resumo

Motivação e conscientização dos alunos e professores acerca da importância da educação em saúde são indispensáveis para a prevenção em saúde coletiva. É prática comum a educação em saúde nos anos iniciais do ensino fundamental ficar a cargo dos profissionais da saúde, tendo os professores apenas uma pequena influência nesse setor. Na saúde bucal procede da mesma maneira. O objetivo deste trabalho foi averiguar como procede a educação em saúde bucal preconizada pelos professores aos seus alunos adolescentes em idade escolar. Foi efetuada busca nas bases de dados Lilacs, Pubmed, Scopus de estudos, abrangendo publicações de periódicos nacionais e internacionais de 2010 a 2015 e envolvendo orientações preventivas de saúde bucal por professores na adolescência. Como meta, os educadores atuarão, explicando aos seus alunos, a importância que tem a higiene bucal praticada corretamente para a manutenção do bem-estar bucal, além disso deverão proceder, atribuindo conhecimentos, que suficientemente possam permitir que esses adolescentes utilizem técnicas de escovação dentária e de uso de fio ou de fita dental corretamente. Nesse contexto, professores necessariamente devem ser embasados por cirurgiões dentistas para que possam contribuir, transmitindo constantemente esses conhecimentos a seus alunos. Os programas educativo-preventivos colaboram para que os docentes aperfeiçoem seus conhecimentos em saúde bucal.   

Biografia do Autor

Sérgio Spezzia, Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo.

Cirurgião Dentista. Especialista em Adolescência para Equipe Multidisciplinar e Mestrando em Pediatria e Ciências Aplicadas í  Pediatria pela Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo. Membro do Corpo Editorial da Revista Uningá Review e do Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research.

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Publicado

2016-10-04

Edição

Seção

Artigo Teórico