EFICÁCIA DAS TÉCNICAS DE MASSAGENS PARA REDUÇÃO DE ADIPOSIDADES E DA FIBRO EDEMA GELÓIDE COM ENFASE EM MASSAGEM MODELADORA
Palavras-chave:
Emagrecimento, estética, gordura localizada, massagem modeladora.Resumo
O fibro edema gelóide (FEG), conhecido popularmente como celulite, é uma patologia que atinge a estrutura dermo-hipodérmica, caracterizada por nódulos de variado tamanho e localização, espessamento sub-epidérmico, podendo apresentar um quadro álgico evoluindo para um déficit funcional no membro inferior acometido. A patologia está relacionada a um processo reativo da matriz extracelular com consequente hiperpolimerização das glicosaminoglicanas, retenção hídrica, aumento da viscosidade da substância fundamental, irritação das fibras teciduais com formação de tecido fibroso. Muitas mulheres procuram tratamentos estéticos para tentar se encaixar nos padrões de beleza, estabelecidos nos dias atuais. Dentre os principais tratamentos, temos a massagem modeladora, que tem como principal objetivo trabalhar de forma localizada a parte onde se deseja uma redução de medidas e uma melhora da aparência da FEG, ativando a circulação sanguínea, com os movimentos firmes, rápidos e repetitivos. Verificamos que através de artigos pesquisados sobre a FEG, a massagem modeladora, tem uma eficácia significativa na melhora do tratamento da FEG, cabe ao profissional da saúde fazer uma avaliação detalhada para obter um bom resultado.
Referências
Guirro E, Guirro R. Fisioterapia dermato-funcional. 3 ed. revisada e ampliada, São Paulo: Manole; 2004.
Manuskiatti, W. TriPollar – Aparelho de radiofrequência para Redução do Volume Abdominal e Tratamento da Celulite: Estudo Piloto. The Authors [online]. 2009; 1-8.
Peres LP; Drenagem linfática: deve ser oferecida apenas por profissionais habilitados. Revista Crefito-3. 2008; 5(1): 32-3.
Guyton AC, Hall JE. Tratado de Fisiologia Médica. 10 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2002. p. 776-778.
Mello PB, Dreher PM, Piccinini AM, Rosa LHT, Rosa PV; Comparação dos efeitos da eletrolipólise transcutânea e percutânea sobre a gordura localizada na região abdominal e de flancos através da perimetria e análise de bioimpedância elétrica. Fisioterapia Brasil. 2010; 11(3): 198-203.
Kenney WL, Wilmore JH, Costil DL. Fisiologia do Esporte e do Exercício. 5 ed. São Paulo: Manole; 2013.
Guirro E, Guirro R. Fisioterapia no Edema Linfático. São Paulo: Manole; 2002.
Di Salvo RM; Controlando o surgimento da celulite. Cosmetics e Toiletries. 1996; 8(4): 56-62.
Golik V. Tudo o que você precisa saber para vencer a celulite e ficar bem com seu corpo. São Paulo: Senac; 1995. p15-18.
Leonardi RL. Cosmetologia Aplicada. São Paulo: Santa Isabel; 2008.
Borges F. Dermato-funcional: modalidades terapêuticas nas disfunções estéticas. São Paulo: Phorte, 2006.
Azevedo, Silberto. Fitoterapia - Centella Asiática: vasodilatador, anti-celulítico e normalizador da circulação. 2009.
Oliveira AL. De esteticista para esteticista: diversificando os protocolos faciais e corporais aplicados na área de estética. São Paulo: Matrix; 2014.
Mendes TC, Costa EG. Tratamento de Fibro Edema Geloide com o cosmético Adenilciclase. Rev. Inc. Cien. Univ. V. Rio Verde. 2011 [acesso em 2016 abr 12]; 1(2). Disponível em: http://revistas.unincor.br/index.php/iniciacaocientifica/article/view/485.
Figueiredo MR, Oliveira LA, Reis ML; Técnicas de SPA aliadas í estética e í fisioterapia dermato funcional. Revista Brasileira de Estética. 2016; no prelo.
Santos DBF. A influência da massagem modeladora no tratamento do fibro edema gelóide. Monografia de conclusão de pós-graduação de fisioterapia dermatofuncional. Manaus: Faculdade Avila; 2012.
Tacani PM, Machado AFP, Souza DA; Efeito da massagem clássica estética em adiposidades localizadas: estudo piloto. Fisioterapia e Pesquisa. 2010; 17(4): 352-357.
Tacani RE, Tacani PM; Drenagem linfática manual terapêutica ou estética: existe diferença? Rev Bras Cienc Saude. 2008; 17:71-7.
Cassar M. Manual de Massagem Terapêutica. São Paulo: Manole, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).