Pesquisa de Sarcocistos de Sarcocystis spp na musculatura bovina.
Palavras-chave:
carne bovina, sarcocistoseResumo
Pesquisa realizada em 2014 teve como finalidade avaliar o grau de parasitismo de Sarcocystis spp. em diversos cortes de carnes bovinas adquiridas em açougues no município de São Paulo. Espécies de Sarcocystis, agentes da sarcocistose, são protozoários que se reproduzem sexuadamente no intestino dos hospedeiros definitivos produzindo os oocistos maduros que saem nas fezes; no bovino, um dos hospedeiros intermediários, os parasitas são encontrados nos músculos esqueléticos, cardíacos e tecido nervoso. Os bovinos podem ser parasitados por S. hominis, S. hisurta ou S. cruzi. Foram analisados, por microscopia óptica, diversos tipos de cortes de carne de boi como: coração, alcatra, acém, contra filé, coxão mole, coxão duro, patinho, filé mignon e picanha. A análise das carnes evidenciou a presença de cistos de Sarcocystis spp, em 100% das amostras pesquisadas.Â
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).