APLICAÇÃO DA NANOTECNOLOGIA NO FOTOENVELHECIMENTO
Palavras-chave:
fotoenvelhecimento, protetor solar, pele, nanotecnologia, radiação ultravioleta e DNA.Resumo
A pele é uma barreira de proteção altamente eficaz sofre com as alterações da idade e principalmente com as alterações causadas pelo meio ambiente. A Radiação ultravioleta (R-UV) é o principal fator de risco para o desenvolvimento de câncer de pele, ocasionando alterações clínicas e histológicas na epiderme. Existem fatores que predispõem o indivíduo a desenvolver o fotoenvelhecimento, tal como, a coloração da pele, ou seja, indivíduos que possuem coloração mais clara estão mais dispostos a desenvolverem lentigos solares e discromias após serem submetidos a uma longa e/ou curta exposição aos R-UV, classificado como um fator ambiental. Por ser uma barreira impermeável, é importante enfatizar métodos de proteção contra R-UV para que sejam utilizados para otimizar esta proteção. Desta forma, a nanotecnologia, formulações baseadas em nanopartículas, vem sendo utilizada no aperfeiçoamento de formulações cosméticas mais estáveis e com alta eficiência de penetração cutânea, servindo como um aliado para retardar o envelhecimento cutâneo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).