AVALIAÇÃO DO PERFIL BIOQUÍMICO DE PRATICANTES DE EXERCÍCIOS FÍSICOS CONSUMIDORES DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES
Palavras-chave:
Testes, Bioquímicos, Esportistas, Suplemento.Resumo
Analisar a bioquímica sanguínea de esportistas praticantes de exercícios físicos frequentadores de academia, fazendo uma análise comparativa dos resultados entre os esportistas que utilizam e os que não utilizam suplementação alimentar. Avaliaram-se 19 esportistas praticantes de exercícios físicos entre 18 e 45 anos, moradores na cidade de São Paulo-SP, sendo 12 consumidores (C) e 7 não consumidores (NC) de suplementação alimentar (SA). A coleta de sangue periférico foi realizado em jejum de 8h, armazenado em tubo de coleta contendo EDTA e GEL, transportados à temperatura entre 2 a 8ºC, e analisadas no setor de bioquímica do laboratório de Análises Clínicas da uniFMU. As amostras foram submetidas aos testes de Colesterol Total, HDL, LDL, VLDL, Ácido úrico, Ureia, Creatinina, Proteínas totais, Albumina, Glicose e Triglicerídeos. Denotaram alteração no perfil lipídico dos grupos estudados. Assim, os pacientes consumidores de SA, apresentaram níveis baixos de HDL-c (27 mg/dl), VLDL (16 mg/dl) e níveis elevados de LDL-c (113 mg/dl). No tratamento dos não consumidores de SA, foram observados níveis dentro dos valores de referência HDL-c (46 mg/dl), VLDL (14,5 mg/dl) e níveis elevados de LDL-c (97 mg/dl). Pode-se observar que existem variações significativas no perfil bioquímico entre os grupos de pacientes que utilizam e os que não utilizam suplementação alimentar, o que denota que o uso consciente ou inconsciente da auto-suplementação pode ser um fator de risco à saúde destes esportistas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).