RISCO DE CONTAMINAÇÃO POR CLOSTRIDIUM DIFFICILE EM AMBIENTES HOSPITALARES, PATOGENICIDADE E CONTROLE

Autores

  • Patricia Richieri
  • Marco Aurélio Ferreira Federige

Palavras-chave:

antibioticoterapia, Clostridium difficile, diarreia, infecção hospitalar, TcdA, TcdB.

Resumo

O Clostridium difficile é um bacilo Gram-positivo anaeróbio estrito, produtor de toxinas que danificam a parede do intestino, capaz de formar esporos, o que facilita sua transmissão e auxilia em sua sobrevivência. As doenças associadas a ele variam de colonização assintomática à colite pseudomembranosa, podendo levar ao megacólon tóxico, perfuração do intestino e óbito. A infecção por este microorganismo é principalmente de origem nosocomial e, na maioria das vezes, ocorre como consequência de antibioticoterapia, devido à perturbação da microbiota intestinal. A doença prolonga a internação dos pacientes acometidos, aumenta as taxas de morbidade e mortalidade, além de elevar os custos devido aos cuidados associados à infecção. O objetivo deste estudo foi apresentar uma revisão da literatura com relação aos mecanismos fisiopatológicos, transmissão hospitalar e controle do Clostridium difficile. Pôde-se concluir que a implantação de medidas preventivas, por parte dos estabelecimentos de saúde, como uso restrito de antibióticos, diagnóstico precoce e isolamento dos pacientes infectados, desinfecção adequada do ambiente e equipamentos e a educação continuada dos profissionais de saúde com relação à patogenicidade, transmissão e controle da bactéria, além da higienização correta das mãos destes profissionais, podem auxiliar no controle da transmissão deste patógeno.

Biografia do Autor

Patricia Richieri

Pós-graduada do Curso de Pós-Graduação em Microbiologia Aplicada í  Saúde e Indústria, Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), São Paulo, SP, Brasil. Autor para correspondência: [email protected].

Marco Aurélio Ferreira Federige

Professor Especialista do Curso de Pós-Graduação em Microbiologia Aplicada í  Saúde e Indústria, Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), São Paulo, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-04-25

Edição

Seção

Artigo Teórico