RISCO DE CONTAMINAÇÃO POR CLOSTRIDIUM DIFFICILE EM AMBIENTES HOSPITALARES, PATOGENICIDADE E CONTROLE
Palavras-chave:
antibioticoterapia, Clostridium difficile, diarreia, infecção hospitalar, TcdA, TcdB.Resumo
O Clostridium difficile é um bacilo Gram-positivo anaeróbio estrito, produtor de toxinas que danificam a parede do intestino, capaz de formar esporos, o que facilita sua transmissão e auxilia em sua sobrevivência. As doenças associadas a ele variam de colonização assintomática à colite pseudomembranosa, podendo levar ao megacólon tóxico, perfuração do intestino e óbito. A infecção por este microorganismo é principalmente de origem nosocomial e, na maioria das vezes, ocorre como consequência de antibioticoterapia, devido à perturbação da microbiota intestinal. A doença prolonga a internação dos pacientes acometidos, aumenta as taxas de morbidade e mortalidade, além de elevar os custos devido aos cuidados associados à infecção. O objetivo deste estudo foi apresentar uma revisão da literatura com relação aos mecanismos fisiopatológicos, transmissão hospitalar e controle do Clostridium difficile. Pôde-se concluir que a implantação de medidas preventivas, por parte dos estabelecimentos de saúde, como uso restrito de antibióticos, diagnóstico precoce e isolamento dos pacientes infectados, desinfecção adequada do ambiente e equipamentos e a educação continuada dos profissionais de saúde com relação à patogenicidade, transmissão e controle da bactéria, além da higienização correta das mãos destes profissionais, podem auxiliar no controle da transmissão deste patógeno.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).