ANEMIA FALCIFORME: ENFOQUE EM ALVOS INFLAMATÓRIOS PELA HIDROXIURÉIA
Palavras-chave:
Anemia Falciforme, inflamação, lesão órgãos, hidroxiuréia.Resumo
Introdução: A anemia falciforme é uma desordem da beta-globina monogênica que se caracteriza pela produção anormal da estrutura da hemoglobina (Hb) de variante S. Esta alteração causa anemia hemolítica severa, episódios de dores por causa da crise vaso-oclusiva que leva a uma deficiência no aporte de oxigênio para os tecidos com consequente lesão de órgãos. Por várias décadas tornou-se evidente que um processo mais complexo contribui para a miríade da doença, uma vez que as complicações clínicas geradas pelo processo inflamatório são observadas clinicamente em pacientes. A inflamação é um componente fundamental na fisiopatologia da anemia falciforme uma vez que impacta sobre muitas vias do sistema, desta forma a inflamação ocorre por diversos fatores como o heme extracelular, o inflamassomo, fator nuclear kappa B (NF-kB), mastócitos, vias inflamatórias invariantes de linfócitos, célula T natural killer, entre outras. A hidroxiuréia é a única droga aprovada pelo Food and Drugs Administration para a anemia falciforme, esta droga reduz muitos eventos clínicos, tais como, episódios de dor por vaso-oclusão, hospitalizações, síndrome pulmonar aguda e necessidades de transfusões. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento sobre a anemia falciforme tendo como foco alguns alvos inflamatórios pela hidroxiuréia. Metodologia: Para esta revisão utilizamos livros e artigos científicos sobre o tema, sendo este último acessado por meio da Scielo e Pubmed, e utilizando os seguintes descritores: anemia falciforme (anemia falciform), hemoglobina S (hemoglobin variant S), vias da inflamação (inflammatory pathways), hidroxiuréia (hydroxyurea), patogênese da anemia falciforme (pathogenesis of falciform anemia). Conclusão: Concluímos que a hidroxiuéia reage com a deoxi-HB, oxi-HB e Met-Hb gerando nitrol-Hb. Assim o efeito antiinflamatório é o de reduzir o fator de necrose tumoral-alfa e aumentar a interleucina-10 que é um inibidor de macrófagos ativados, o que reduz episódios de dor por vaso-oclusão e síndrome torácica aguda.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).