CONTAMINAÇÃO DO MEL: A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE DE QUALIDADE E DE BOAS PRÁTICAS APÍCOLAS
Palavras-chave:
boas práticas apícolas, contaminação do mel, mel.Resumo
O mel é um produto consumido em larga escala pelo mundo inteiro e desempenha um papel importante na dieta humana, tendo destaque na indústria dos produtos naturais pela sua atividade antioxidante e antimicrobiana. A revisão apresentada tem por objetivo a caracterização do mel, abordando os principais tipos de contaminação e destacando a importância do conhecimento dos indicadores de qualidade do mel e a implantação de boas práticas apícolas para obtenção do produto com uma melhor qualidade físico-química e microbiológica; evitando riscos de contaminação e favorecendo ao consumidor o fornecimento de um produto que não comprometa a saúde.
Downloads
Publicado
2016-04-26
Edição
Seção
Artigo Teórico
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).