Comparação da contagem de plaquetas entre o método de Fônio e automação
Palavras-chave:
automação, comparação, contagem, Fônio, plaquetas.Resumo
A contagem de plaquetas é um dado importante dentro de um hemograma, pois um grande aumento ou diminuição em seus valores podem acarretar sérios problemas ao paciente. Os métodos para obtenção desses dados variam entre o método de Fônio e o método de automação, ambos são muito diferentes entre si, tanto em sua preparação como na quantidade de fatores que podem influenciar nos resultados, porém, apesar das diferenças, ambos utilizam os mesmos valores de referência. Foram coletadas amostras de sangue periférico de 31 indivíduos saudáveis em tubos à vácuo com anticoagulante EDTA, para o método de Fônio, fizeram-se esfregaços sanguíneos com as amostras, que posteriormente foram coradas e analisadas através do microscópio par a realização da contagem das plaquetas; para o método automatizado a contagem foi realizada através do aparelho Wiener Counter 19 pela técnica de impedância. Diante da diferença entre as metodologias estudadas, pôde-se observar que os resultados obtidos podem gerar interpretações clínicas diferentes em função da metodologia empregada, devido í s alterações com maior significância clínica estarem presentes no método de Fônio, é necessário maior rigor nas contagens obtidas através do mesmo, para que assim, as análises realizadas sejam as mais fidedignas possíveis em relação ao quadro clínico do paciente. As duas metodologias estudadas são diferentes, portanto os resultados obtidos entre elas não são intercambiáveis.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).