Eficácia e segurança da vacinação contra o Papiloma Vírus Humano no programa nacional de imunização
Palavras-chave:
Gardasil, HPV, quadrivalente, oncogênico, prevenção, SUSResumo
O Papiloma Vírus Humano (HPV) é responsável por inúmeros casos de câncer em todo mundo. Desde que foi salientada essa relação, a criação de vacinas contra o vírus se tornou um método preventivo de extrema importância contra as infecções e o desenvolvimento da doença. Várias pesquisas vêm surgindo com intuito de esclarecer problemas relacionados à vacinação contra o HPV, dentre elas, a eficácia do método de vacinação preventivo, a faixa etária em que é oferecida para população e seus riscos biológicos. A partir de 2014, a vacina quadrivalente contra o HPV (Gardasil ®) passou a ser oferecida pelo Sistema Único de saúde (SUS). Antes disso, era disponibilizada apenas em postos da rede privada de vacinação. O objetivo do trabalho é levantar os estudos utilizados para determinar eficácia e segurança da vacina Anti-HPV utilizada no plano nacional de imunização, bem como a determinação da faixa etária da população alvo. Os dados demonstraram maior eficácia em meninas sem contato prévio com o vírus e não se mostrou nociva à saúde. Mesmo sendo disponível gratuitamente para meninas, em uma faixa etária específica, é importante a vacinação de meninas e meninos para prevenção de casos de câncer por HPV junto com a realização de exames de prevenção.Downloads
Publicado
2016-05-02
Edição
Seção
Artigo Teórico
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).