Edição Atual

v. 11 n. 6 (2023): Edição Novembro/2023
					Visualizar v. 11 n. 6 (2023): Edição Novembro/2023

Cara Leitora, Caro Leitor,

Nesta edição da Revista ACiS mostramos a evidência de como os projetos de estudantes, professores e pesquisadores afins contribuem para a Ciência. Ao mesmo tempo que trazemos informações valiosas à sociedade, proporcionando conhecimento e esperando assim, aumentar o impacto da ciência em saúde no cotidiano da população.

Nas páginas a seguir são publicadas produções científicas de várias áreas da saúde: Fisioterapia, Educação Física, Biologia, Engenharia Química, Medicina Veterinária, Farmácia, Nutrição, Fonoaudiologia, Psicologia, Biomedicina, Tecnologia em Estética e Tecnologia em Radiologia. Neste número, apresentamos uma ampla gama de abordagens, com distintos objetos, olhares e enfoques metodológicos, que refletem a diversidade e a riqueza do campo da saúde no Brasil.

Para a área da Fisioterapia e Educação Física os autores Paulo Vitor Suto Aizava, Natália Quevedo Santos, Sônia Maria Marques Gomes Bertolini descrevem sobre Universidade Aberta a Terceira Idade (UNATI): um estudo cienciométrico; os autores Juliana Leandro, Sheila Rodrigues, Thiago Henrique Nunes Ferreira, Alessandra Gasparello Viviani, Timoteo Leandro de Araújo, Sandra Maria Holanda de Mendonça e Rodrigo Quadros Martinez apresentam o estudo Projeto de extensão Interprofissional: Educação Física e Fisioterapia SeniorFit.

Com a proposta de um estudo interdisciplinar os autores, Jaqueline F Souza, Antônio Carlos F Souza, Jorge Belém O. Junior, Fabiana de Cássia S. Soeiro Trindade, Luciana da Silva Bastose e Francisca Neide Costaf apresentam a pesquisa sobre o Isolamento de Escherichia coli Staphylococcus aureus e Salmonella em amostras de produtos de origem animal comercializados em São Luíz do Maranhão.

O campo de estudos na área da Nutrição, as autoras Bruna Tamborim e Edeli Simioni de Abreu descrevem sobre Desenvolvimento de produto alimentício de alto valor nutricional e sem glúten para indivíduos com doença celíaca; Natalia Tanan Menezes e Amanda Felippe Padoveze expõem o estudo Influência da microbiota intestinal nas doenças cardiovasculares: o papel da nutrição na otimização do tratamento.

Na área da Fonoaudiologia, os autores Amanda da Silva Veiga, Bruna Curaçá de Souza, Oiliruam Ferreira Mendes, Vitória Ribeiro Vaccari, Yasmin de Souza Santos, Maria Eliza Lopes Kagueiama e Adriana Marques da Silva apresentam o estudo sobre a Efetividade e benefícios do implante coclear em pacientes com Schwannoma Vestibular; Ana Caroline Leal da Conceição, Givanildo Alves de Oliveira, Higor Alexandre Munari, Sarah Juliana dos Santos Porto, Tamires dos Santos Nascimento, Thais Augusto de Souza e Alana de Souza Paula discorrem com o tema Percepção do grau de impacto da hipernasalidade na fala de indivíduos com fissura labiopalatina: revisão de literatura; Amanda Camilo, Evellyn Melo, Mayra Santana, Sabrine Mano e Alana de Souza Paula divulgam sobre O impacto dos fármacos indicados para o TDAH no processo de aderência terapêutica fonoaudiológica: revisão de literatura.

Os estudos decorrentes da área da Psicologia, que são apresentados pelas autoras Carolina Silva Vieira e Barbara Cristina Niero, comunicam sobre Terapias Contextuais: Revisão do Estado da Arte; Breila Campos de Oliveira e Juliana Santos Graciani divulgam sobre Fatores que impactam na incidência de transtornos mentais em aeronautas.

Para os estudos em Biomedicina as autoras Tatiana Cunha Lima, Thais Bruna Ferreira da Silva apresentam Intercorrências em preenchimentos estéticos: uma revisão sistemática da literatura; Rafaela Motano Patrocinio e Charlotte Cesty apresentam o estudo  Espondilite Anquilosante e a relação com o gene HLA-B27; Bruna Naiara dos Santos, Márcia Robalo Mafra e Renata Ruoco Loureiro comunicam o Estudo sobre Fator de imunogenicidade e intervalo entre aplicações da toxina botulínica tipo A.

Para a área da Tecnologia em Estética as autoras Geovanna Martins Vieira e Márcia Otsuka Moreno apresentam o estudo O descarte correto de resíduos sólidos e a biossegurança na estética.

No campo da Tecnologia em Radiologia a autora Michele da Silva Sobrinho discorre sobre Tomossíntese Mamária: Tecnologia Complementar no Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama.

Boa leitura!

 

Terezinha A. de Carvalho Amaro
Editora Chefe

Novembro 2023

Publicado: 2023-11-30

Artigo Teórico

Ver Todas as Edições