Divulgação científica nas escolas: Proposta de jogo da memória para discutir ciência e representatividade negra
Palavras-chave:
Atividade lúdica, Cientistas, Método de aprendizagem, População negraResumo
Os jogos e atividades promovem a retenção da informação de maneira lúdica e se tornam um recurso facilitador do processo de ensino e aprendizagem. O jogo da memória abordado neste trabalho é uma atividade lúdica de cunho científico a ser realizada em escolas ou eventos da área de ciência e tecnologia. O objetivo da proposta é divulgar de forma lúdica a representatividade da população negra na ciência e incentivar as crianças e adolescentes a conhecerem de maneira divertida o mundo da pesquisa e ciência. Para o cumprimento da atividade proposta, será necessária a adesão de ao menos dois participantes por rodada, assim como a presença de monitores para auxiliar o entendimento da proposta. O público-alvo são crianças e adolescentes dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e particulares. O jogo é composto por 12 pares de cartas que deverão ser impressas em papel de fotografia em material resistente, de maneira que mimetize cartas de baralho. Para cada par de cartas, uma contém informações sobre os cientistas e a outra, que forma seu par, contém os produtos, as invenções, as contribuições dos referidos cientistas. O impacto da atividade será avaliado ao final de cada rodada de jogos através de questionários curtos e objetivos. Como resultados espera-se incentivar a discussão sobre a representatividade da população negra nas áreas científicas, bem como auxiliar no entendimento da importância da ciência, e reconhecimento do papel do cientista na sociedade.
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