Cooperativas de reciclagem de resí­duos sólidos e seus benefí­cios socioambientais: um estudo na COOPECAMAREST em Serra Talhada – PE/Solid waste recycling cooperative and its social and environmental benefits: an study in the COOPECAMAREST in Serra Talhada

Autores

  • Geizibel Lopes Rodrigues Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Maria José da Silva Feitosa Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Genilson Ferreira Lopes da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo

O crescente aumento da população em áreas urbanas, atrelado à elevação dos ní­veis de produção e do consumismo e à falta de consciência de governos, empresas e cidadãos civis são aspectos que intensificam a geração de resí­duos e a propagação de lixões. Estes causam impactos negativos e comprometem, consideravelmente, a sustentabilidade dos sistemas social e ambiental. Uma maneira de auxiliar na mitigação das influências negativas provenientes da intensa geração de resí­duos é a formação de cooperativas de catadores de produtos recicláveis. Um caso desse tipo de cooperativa é a Coopecamarest. Assim, o presente estudo se propõe a verificar os benefí­cios sociais e ambientais decorrentes da implantação da Coopecamarest em Serra Talhada. Para tanto, foi realizado um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, orientado por meio de pesquisa bibliográfica, material fotográfico e entrevistas. Os resultados apontam que o principal objetivo da cooperativa ainda é o social, porém contribui com a preservação do meio ambiente ao reaproveitar uma quantidade de material que seria desperdiçada no lixão que, infelizmente, ainda existe no referido municí­pio.

Palavras-chave: Cooperativas; Benefí­cios socioambientais; Coopecamarest.

 

Biografia do Autor

Geizibel Lopes Rodrigues, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduanda do Curso de Administração - Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada

Maria José da Silva Feitosa, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora do Curso de Administração na Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada

Genilson Ferreira Lopes da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduando do Curso de Administração - Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada

Downloads

Publicado

2015-04-16

Como Citar

RODRIGUES, G. L.; FEITOSA, M. J. da S.; SILVA, G. F. L. da. Cooperativas de reciclagem de resí­duos sólidos e seus benefí­cios socioambientais: um estudo na COOPECAMAREST em Serra Talhada – PE/Solid waste recycling cooperative and its social and environmental benefits: an study in the COOPECAMAREST in Serra Talhada. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 5, n. 1, p. 18–38, 2015. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/352. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Administração, Contabilidade e Economia