Eventos verdes: analise das ações de desenvolvimento sustentável para realização da copa 2014 no Brasil / Green events: review of sustainable development actions for the realization of world cup 2014 in Brazil

Autores

  • Francisca Verilene de Araújo Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Josemery Araújo Alves Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

Os eventos verdes são aqueles que atendem uma série de requisitos que contribuem para a conservação do meio ambiente, visando maximizar os efeitos positivos provenientes das suas realizações. Dessa forma, o governo brasileiro, ao ser escolhido para sediar a Copa do Mundo 2014, assumiu o compromisso de planejar um evento mais sustentável. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa é analisar as ações do Brasil para o desenvolvimento de maneira mais sustentável do evento Copa do Mundo 2014. Para tal, foi efetuado o seu levantamento através de pesquisas bibliográficas, consultas em documentos e sites que fornecem informações do que foi executado em cada uma das cidades sede do mundial. Após as pesquisas realizadas, constatou-se a realização de diversas ações que visavam o desenvolvimento sustentável no processo de planejamento e execução das obras. Tendo em vista a magnitude do evento, as cidades sede investiram em projetos que apontaram para o desenvolvimento de um evento verde, onde adotaram práticas sustentáveis no intuito de minimizar os impactos negativos para o meio ambiente e a sociedade, contribuindo para a conservação dos recursos naturais originando um legado positivo ao paí­s, podendo servir como referência a ser seguida por outros paí­ses.

Palavras chave: Eventos verdes; Ações sustentáveis; Copa do Mundo 2014.

 

Biografia do Autor

Francisca Verilene de Araújo Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Discente da 7ª fase do curso de bacharelado em turismo - Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ UFRN.

 

 

 

 

Josemery Araújo Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande. Mestre em Turismo e docente efetiva do Curso de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Centro de Ensino Superior do Seridó. Pesquisadora do grupo de pesquisa do CNPq: "Gestão, Turismo e Polí­ticas Públicas (GEPOLISTUR)"

Downloads

Publicado

2015-04-16

Como Citar

PEREIRA, F. V. de A.; ALVES, J. A. Eventos verdes: analise das ações de desenvolvimento sustentável para realização da copa 2014 no Brasil / Green events: review of sustainable development actions for the realization of world cup 2014 in Brazil. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 5, n. 1, p. 110–128, 2015. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/350. Acesso em: 28 mar. 2024.