O impacto social da biogrilagem: uma proposta para novas direções de pesquisa em macromarketing / Social impact of biosquatting: a proposal for new directions in macromarketing

Autores

  • Claudia Rosa Acevedo Faculdades Metropolitanas Unidas
  • Jouliana Jordan Nohara Faculdades Metropolitanas Unidas

Palavras-chave:

Biopirataria/biogrilagem, Poder das multinacionais, Comércio internacional, Macromarketing.

Resumo

O objetivo deste trabalho é propor a expansão da pesquisa em Macromarketing para uma nova área de investigação, ou seja, o impacto e as conseqüências econômicas e sociais das práticas de biogrilagem por parte de empresas multinacionais nos paí­ses em desenvolvimento. O Macromarketing refere-se: 1) ao estudo do sistema agregado de marketing, 2) aos impactos e conseqüências do sistema de marketing na sociedade e, 3) aos impactos e conseqüências da sociedade no sistema de marketing. A pesquisa em Macromarketing enfrenta ainda algumas dificuldades como a falta de orientação prática e suporte empí­rico. Neste artigo foram sugeridas algumas áreas de pesquisa, como: os impactos econômicos, sociais, culturais e éticos da biogrilagem, bem como estudos comparativos de paí­ses que enfrentam este tipo de ameaça. Entende-se por biogrilagem como os atos não autorizados de utilização comercial e de obtenção de direitos, principalmente patentes – a partir de recursos genéticos e de conhecimentos tradicionais.

Biografia do Autor

Claudia Rosa Acevedo, Faculdades Metropolitanas Unidas

doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1998). Cursou um ano do doutorado com bolsa Sanduí­che CAPES na Georgia State University (1996-1997) e foi Associate Professor na Quinnipiac University no Departamento de Marketing de 2001 a 2002. Atualmente é professora (regime de turno completo - MS-3) no curso de Marketing da EACH-USP. Suas pesquisas relacionam-se a área de Marketing e sociedade.

Jouliana Jordan Nohara, Faculdades Metropolitanas Unidas

Possui graduação em Curso de Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1983), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1989) e doutorado em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1997). Os dois últimos cursos contaram com bolsas de estudo fornecidas pelas Instituições de fomento : Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ní­vel Superior (Capes) e a Fundação de Amparo í  Pesquisa do Estado de São Paulo.É professora do Programa de Pós-graduação em Administração no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas-PPGA/FMU. Tem experiência na prática na área de Administração, com ênfase em Estratégia Empresarial, Economia de Empresas e Marketing Social. Possui ampla experiência como Coordenadora de Cursos de Graduação em Administração. Na área docente atua principalmente nos seguintes temas: estratégia, tecnologia e inovação, governança corporativa, macromarketing e metodologia cientí­fica.

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Publicado

2014-01-28

Como Citar

ACEVEDO, C. R.; NOHARA, J. J. O impacto social da biogrilagem: uma proposta para novas direções de pesquisa em macromarketing / Social impact of biosquatting: a proposal for new directions in macromarketing. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 4, n. 1, p. 21–30, 2014. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/222. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Administração, Contabilidade e Economia