Gerenciamento dos serviços de água: a batalha entre setor público e privado

Autores

  • Claudia Rosa Acevedo Faculdades Metropolitanas Unidas
  • José Luis Hermosilla Centro Universitário Moura Lacerda

Palavras-chave:

Comercialização da água, Poder das multinacionais

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a comercialização de água e os argumentos que se baseia. Mais especificamente, esta investigação procura responder í s seguintes perguntas: há interesses econômicos por trás desse discurso? Como está o mercado de água que está sendo estruturado? O método de pesquisa utilizado foi baseado em documentos e bibliografias. Os principais resultados da pesquisa foram: 1) o processo de comercialização da água baseia-se nos seguintes princí­pios: a) o valor econômico da água, b) a eficácia do mecanismo de marketing para otimizar a distribuição e uso eficiente da água, c) a superioridade do investimento privado sobre o investimento público como motor do desenvolvimento econômico e social, d) a necessidade de liberalização dos mercados nacionais, e) a água como uma necessidade e não como um direito; 2) especialistas na área acreditam que fortes interesses existem por trás a comercialização desse ativo, especialmente por parte das empresas transnacionais e instituições financeiras internacionais; 3) os resultados dessas privatizações têm sido muito negativo para as sociedades onde eles ocorreram.

Biografia do Autor

Claudia Rosa Acevedo, Faculdades Metropolitanas Unidas

doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1998). Cursou um ano do doutorado com bolsa Sanduí­che CAPES na Georgia State University (1996-1997) e foi Associate Professor na Quinnipiac University no Departamento de Marketing de 2001 a 2002. Atualmente é professora (regime de turno completo - MS-3) no curso de Marketing da EACH-USP. Suas pesquisas relacionam-se a área de Marketing e sociedade.

José Luis Hermosilla, Centro Universitário Moura Lacerda

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1987), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1999). Atuou por 10 anos na iniciativa privada como responsável pela gestão da produção no segmento metal mecânico de produção seriada. Atualmente é professor titular do Centro Universitário de Araraquara e professor titular da Instituição Moura Lacerda. Tem experiência na área de Administração da Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade, recursos humanos e competitividade.

Referências

Barker, D., & Mander, J. (1999). O Governo Invisí­vel: a organização mundial do comércio como um governo global para o novo milênio? Anais do Fórum Internacional Sobre Globalização, São Francisco. CA, Estados Unidos.

Barlow, M., & Clarke, T. (2003). Ouro Azul: como as grandes corporações estão se apoderando da água doce do nosso Planeta. São Paulo: M. Books.

Baudru, D., & Maris, B. (2003). Os Mestres da ígua do Planeta. Cadernos Diplô, 3, 26-27.

Bouguerra, M. A. (2003). Guerra pela ígua, Cadernos Diplô, 3, 8-11.

Clarke, T. (1997). Golpe silencioso: confrontando a aquisição corporativa do Canadá. Ottawa: Centro Canadense para Alternativas Polí­ticas.

Daly, H., & Cobb, J. (1989). Para o Bem Comum: redirecionando a economia para a comunidade, o ambiente e um futuro sustentável. Boston: Beacon Hill Press.

Deléage, J. (2003). A Nova Questão Estratégica Mundial. Cadernos Diplô, 3, 5-7.

Greider, W. (1997). Um Mundo Pronto ou Não: a lógica mágica do capitalismo global. Nova York: Simon & Shuster.

Hall, D. (2001). A ígua em Mãos Públicas. Reino Unido: Serviços Públicos Internacionais.

Korten, D. (1995). Quando as Corporações Regem o Mundo. São Francisco Kumarian Press Inc.

Kotler, P. (1986, march-april). Megamarketing. Harvard Business Review. p.117-124,

Mander, J. (2001). Caso Contra a Economia Global. Londres: Earthscan Publications.

Marchack, P. O (1993). Circo Integrado: o novo direito e a reestruturação dos mercados globais. Montreal: McGill.

Maris, B. (2003). O Apetite Voraz das Multinacionais. Cadernos Diplô, 3, 22-25.

Morelli, L. (2003). ígua: nas Mãos de Quem? Cadernos Diplô, n. 3, p. 19-21.

Petrella, R.(2002). O Manifesto da ígua:argumentos para um Contrato Mundial. Petrópolis: Vozes.

Petrella, R. (2003a). Uma Necessidade Vital se Torna Mercadoria. Cadernos Diplô, 3, 12-15.

Petrella, R. (2003b). A Conquista da ígua. Cadernos Diplô, 3, 16-17.

Poupeau, F. (2003). Os Desgastes da Privatização. Cadernos Diplô, 3, 28-31.

Sheth, J.N., Gadner, D. M., & Garrett, D. E. (1988). Marketing Theory. New York: John Wiley & Sons.

Shiva, V. (2000). Colheita Roubada: o sequestro do suprimento de comida global. Cambridge: South End Press.

Solon, P. (2003). A Lição de Cochabamba. Cadernos Diplô, 3, 32-33.

Wallach, L., & Sforza, M. (1999). Organização Comercial: a organização corporativa e a erosão da democracia. Washington: Public Citizen.

Downloads

Publicado

2013-09-07

Como Citar

ACEVEDO, C. R.; HERMOSILLA, J. L. Gerenciamento dos serviços de água: a batalha entre setor público e privado. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 3, n. 2, p. 47–58, 2013. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/221. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Administração, Contabilidade e Economia