Responsabilidade Socioambiental Empresarial (RSE): um estudo de caso de uma microempresa do segmento têxtil / Corporate Environmental Responsibility (CSR): a case study of a segment micro-enterprise textile
Palavras-chave:
Responsabilidade socioambiental, Sustentabilidade, Microempresa.Resumo
O objetivo do presente estudo é verificar se os conceitos e práticas de sustentabilidade compartilhados em uma microempresa do setor têxtil/confecção incorporam as três dimensões (econômicas, sociais e ambientais) propostas por Elkington (1997). A pesquisa é de natureza qualitativa e estrutura-se por meio de um estudo de caso único. As múltiplas fontes de evidências foram: análise do conteúdo do website da empresa, entrevistas (com diretores e funcionários da área operacional) e observação direta. A partir das informações obtidas, foi possível fazer a triangulação dos dados e inferir que a empresa não possui práticas e conceitos de sustentabilidade definidos. Além disso, constatou-se que essa enfrenta algumas barreiras que dificultam a promoção do desenvolvimento sustentável em sua totalidade, como o desconhecimento (da concepção e práticas de sustentabilidade), a ausência do planejamento estratégico e da gestão do negócio.
Referências
Bauer, M. W. & Gaskell, G. (2002). Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som:um manual prático (2. ed.). Petrópolis: Vozes.
Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006. (2006). Institui o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte e dá outras providências. Presidência da República Federativa do Brasil. Recuperada em 28 dezembro, 2010, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/LCP/Lcp123.htm
Brundtland, G. H. (1987). Our Common future: from one earth to one world. Oxford University Press: New York.
Cervo, L. A., Bervian, P. A. & Silva, R. (2007). Metodologia Científica (6. ed.). São Paulo: Pearson Prentice Hall.
Claro, P. B. O., Claro, D. P. & Amâncio, R. (2005). Entendemos sustentabilidade em sua plenitude. Análise de fatores que influenciam a interpretação do conceito. Anais do Encontronacional De Cursos De Pós-Graduação Em Administração, Brasília, Go. Brasil, 29.
Coelho, B. L. & Alencastro, M. S. C. (2009, jan/jun). O papel das pequenas e médias empresas brasileiras no desenvolvimento sustentável. Revista das Faculdades Santa Cruz, 7(1), 45-62.
Cuoco, L. G. A., Tosini, M. F. C. & Ventura, R. C. F. (2006). Carbono social: desenvolvimento sustentável via mecanismo de desenvolvimento limpo? Anais do Encontro Nacional De Cursos De Pós-Graduação Em Administração, Salvador, BA, Brasil, 30.
Curado, I. B. (2003). Responsabilidade legal, responsabilidade social e compromisso social: uma questão de autoridade? Anais do Encontro Nacional De Cursos De Pós-Graduação Em Administração, Atibaia, RJ, Brasil, 27
Duarte, A. C. M. (2004). Gestão Estratégica na Pequena Empresa: Estudo Multi-caso de Identificação e Análise do Processo de Formação de Estratégia em Empresas da Região de Ribeirão Preto - SP. Dissertação de mestrado, Universidade de São Paulo, São Carlos, SP, Brasil.
Egri, C. P. & Pinfield, L. T. (1998). As organizações e a biosfera: ecologia e meio ambiente. In: Clegg, S.R., Hardy, C. & Nord, W. R. Handbook de estudos organizacionais. São Paulo: Atlas, pp 363-399.
Elkington, J. (1997). Cannibals with Forks: The triple bottom line of 21st century business. Capstone: Oxford.
Guimarães, R. P. (2006). A ecopolítica da sustentabilidade em termos de globalização corporativa. In: Garay, I. & Becker, B. K. (org.). Dimensões humanas da biodiversidade. Petropolis: Vozes, pp. 23-56.
Hunt, C. B. & Auster, E. R. (1990). Proactive environmental management: avoiding the toxic trap. Sloan Management Review. EUA, 31(2), 7-18.
Lima, E. (2008). Estratégia de pequenas e médias empresas. Anais do Encontro De Estudos Sobreempreendedorismo E Gestão De Pequenas Empresas, São Paulo, SP. Brasil, 5.
Lucena, F. O., Silva, L. G. S., Gonçalves, C. C. M. & Santos, L. C. (2010). Perfil Administrativo das Microempresas do Itararé, na Cidade de Campina Grande. Anais do Encontro De Estudos Sobre Empreendedorismo De Pequenas Empresas, Recife, PE, Brasil, 6.
Martins, G. A. & Theóphilo, C. R. (2007). Metodologia da Investigação Científica para Ciências Sociais Aplicadas. São Paulo: Atlas.
Nascimento, L. F. (2007). Quando a gestão social e a gestão ambiental se encontram. Anais do Encontro Nacional De Cursos De Pós-Graduação Em Administração, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 31,
Oliveira, D. P. R. (1994). Planejamento Estratégico: conceitos, metodologia e práticas (8. ed.). São Paulo: Atlas.
Rattner , H. (1999). Sustentabilidade: uma visão humanista. Ambiente e Sociedade, 5, São Paulo: Unicamp, pp. 233-240.
Rohrich. S. S. & Cunha, J. C. (2004, out./dez.). A proposição de uma taxonomia para análise da Gestão Ambiental no Brasil. Revista de Administração Contemporânea, 8(4), 81-97.
Schommer, P. C. & Rocha, F. C. C. (2007). As três ondas da gestão socialmente responsável no Brasil: dilemas, oportunidades e limites. Anais do Encontro Nacional De Cursos De Pós-Graduação Em Administração, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 31,
Serviço Brasileiro De Apoio Às Micro E Pequenas Empresas. Fatores condicionantes e taxas de sobrevivência e mortalidade das micro e pequenas empresas no Brasil 2003-2005. Recuperado em 28 dezembro, 2010, de http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/BDS.nsf/8F5BDE79736CB99483257447006CBAD3/$File/NT00037936.pdf
Takayassu, D. K., Brito, A. G. C., Escrivão Filho, E. & Carvalho, K. C. (2007). Planejamento estratégico e operacional na pequena empresa: um estudo sobre sua influência no desempenho dos empreendimentos do setor de serviços (hotéis) de São Carlos-SP. Anais da Reunião Anual Da Rede Pymes Mercosul (RED PYMES) e da Conferência De Investigação Em Entrepreneurship Na América Latina (CIELA), Campinas, SP, Brasil,
Terence, A. C. F. (2002). Planejamento Estratégico como Ferramenta de Competitividade na Pequena Empresa: desenvolvimento e avaliação de avaliação de um roteiro prático para o processo de elaboração do planejamento. Dissertação de mestrado, Universidade de São Paulo, São Carlos, SP, Brasil.
Yin, R. K. (2010). Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução de Ana Thorell. Revisão técnica de Cláudio Damacena (4. ed.). Porto Alegre: Bookman.
Vergara, S. C. & Branco, P. D. (2001, abr.jun.). Empresa humanizada: a organização necessária e possível. Revista de Administração de Empresas, 41(2), 20-30.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).