O que é? Por que investir? A percepção de professores de administração acerca da responsabilidade ambiental / what is it? why invest? Business professors perceptions about environmental responsibility

Autores

  • Juliana Guimarães Garcia da Costa Universidade Federal da Bahia
  • Roberto Brazileiro Paixão Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Responsabilidade ambiental, Professores, Discurso coletivo.

Resumo

Esta pesquisa objetivou verificar o que é uma empresa ambientalmente responsável e o que a motiva, segundo a percepção de professores de graduação em Administração. Para atingir esse objetivo, foram coletados 69 depoimentos e utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) para a análise, de cunho qualitativo e quantitativo. As ideias centrais identificadas permitem concluir que, para o grupo de professores respondentes, uma empresa responsável ambientalmente é aquela que não agride o meio ambiente e que se preocupa com os impactos gerados, que atua além das normas estabelecidas e possui adequação processual interna. Suas motivações para investir em ações de sustentabilidade referem-se a uma questão de melhoria de sua imagem no mercado, ou pela exigência do público consumidor e da sociedade, além da própria consciência ambiental da empresa ou apenas para cumprir as imposições legais.

Biografia do Autor

Juliana Guimarães Garcia da Costa, Universidade Federal da Bahia

Administradora pela Universidade Federal da Bahia

Roberto Brazileiro Paixão, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia

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Publicado

2013-08-19

Como Citar

COSTA, J. G. G. da; PAIXÃO, R. B. O que é? Por que investir? A percepção de professores de administração acerca da responsabilidade ambiental / what is it? why invest? Business professors perceptions about environmental responsibility. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 3, n. 1, p. 4–23, 2013. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/195. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Administração, Contabilidade e Economia