O que é? Por que investir? A percepção de professores de administração acerca da responsabilidade ambiental / what is it? why invest? Business professors perceptions about environmental responsibility

Autores

  • Juliana Guimarães Garcia da Costa Universidade Federal da Bahia
  • Roberto Brazileiro Paixão Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Responsabilidade ambiental, Professores, Discurso coletivo.

Resumo

Esta pesquisa objetivou verificar o que é uma empresa ambientalmente responsável e o que a motiva, segundo a percepção de professores de graduação em Administração. Para atingir esse objetivo, foram coletados 69 depoimentos e utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) para a análise, de cunho qualitativo e quantitativo. As ideias centrais identificadas permitem concluir que, para o grupo de professores respondentes, uma empresa responsável ambientalmente é aquela que não agride o meio ambiente e que se preocupa com os impactos gerados, que atua além das normas estabelecidas e possui adequação processual interna. Suas motivações para investir em ações de sustentabilidade referem-se a uma questão de melhoria de sua imagem no mercado, ou pela exigência do público consumidor e da sociedade, além da própria consciência ambiental da empresa ou apenas para cumprir as imposições legais.

Biografia do Autor

Juliana Guimarães Garcia da Costa, Universidade Federal da Bahia

Administradora pela Universidade Federal da Bahia

Roberto Brazileiro Paixão, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia

Referências

Barbieri, J. C. (2011). Gestão ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos (3ª ed.). São Paulo: Saraiva.

Bedante, G. N. (2004). A influência da consciência ambiental e das atitudes em relação ao consumo sustentável na intenção de compra de produtos ecologicamente embalados. Dissertação Mestrado em Administração. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil. Recuprado em 25 novembro, 2011, de http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/3904/000450535.pdf?sequence=1

Bertolini, G. R. F., & Possamai, O. (2005). Proposta de instrumento de mensuração do grau de consciência ambiental, do consumo ecológico e dos critérios de compra dos consumidores. Revista de Ciência e Tecnologia, 13(25/26), 17-25.

Buffara, L. C. B., & Pereira, M. F. (2003). Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social: um estudo de caso no grupo Boticário. Revista de Ciências da Administração, Florianopolis, 5(9), 1-19.

Donaire, D. (1999). Gestão ambiental na empresa (2ª ed.). São Paulo: Atlas.

Lakatos, E. M., & Marconi, M. A. (2003). Fundamentos da metodologia cientí­fica. São Paulo: Atlas.

Layrargues, P. P. (2000). Sistemas de gerenciamento ambiental, tecnologia limpa e consumidor verde: a delicada relação empresa-meio ambiente no ecocapitalismo. Revista de Administração de Empresas, 40(2), 80-88.

Lefèvre, F., & Lefèvre, A. M. C. (2010). Pesquisa de representação social: um enfoque qualiquantitativo. Brasí­lia: Lí­ber Editora.

Le Prestre, P. (2005). Ecopolí­tica Internacional. (Gorender, J. Trad.). 2. ed. São Paulo: SENAC.

Morro, J. M., & Lopes, L. O. (2011). A produção ambientalmente responsável e seu retorno positivo í s empresas e seus clientes. Anais do Simpósio de Engenharia de Produção, Bauru, SP, Brasil, 13. Recuperado em 25 setembro, 2011, de http://www.simpep.feb.unesp.br/anais/anais_13/artigos/216.pdf

Motta, S. L. S., & Rossi, G. B. A influência do fator ecológico na decisão de compra de bens de conveniência: um estudo exploratório na cidade de São Paulo. Revista de Administração. São Paulo, 38(1), 46-57.

Odum, E. P. (1988). Ecologia. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan.

Ottman, J. A. (1994). Marketing verde: desafios e oportunidades para a nova era do marketing. São Paulo: Makron Books.

Queirós, B. T., Domingues, M. F., & Abreu, N. B. (2003). Ecomarketing. Recuperado em 23 setembro, 2011, de http://www.fep.up.pt/disciplinas/LEC514/trabalhos/ecomarketing.pdf

Redclift, M. (1996). Wasted: couting the costs of global consumptin. London: Earthscan Publicatinons.

Tachizawa, T. (2006). Gestão ambiental e responsabilidade social corporativa. Estratégias de negócios focados na realidade brasileira. São Paulo: Atlas.

Teixeira, J. J. V., & Lefèvre, F. (2008). Significado da intervenção médica e da fé religiosa para o paciente idoso com câncer. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 13(4).1247-1256.

Downloads

Publicado

2013-08-19

Como Citar

COSTA, J. G. G. da; PAIXÃO, R. B. O que é? Por que investir? A percepção de professores de administração acerca da responsabilidade ambiental / what is it? why invest? Business professors perceptions about environmental responsibility. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 3, n. 1, p. 4–23, 2013. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/195. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Administração, Contabilidade e Economia