SUSTENTABILIDADE VERSUS CAPITALISMO OU CAPITALISMO SUSTENTÁVEL? UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA TENDÊNCIA SECULAR
Palavras-chave:
Sustainability, Capitalist system, Antagonism x conciliation.Resumo
Diante das atuais crises ambientais e sociais, a sustentabilidade, pautada em uma vida ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável, aparece como uma solução que exige transformações. No entanto, considerando o sistema capitalista baseado nos princípios da divisão de classes, propriedade privada e na busca por constante crescimento e acumulação, restam dúvidas sobre a sua capacidade de adquirir ou não conceitos sustentáveis. Devido a isso, este trabalho teve como objetivo analisar a relação existente entre a sustentabilidade e o capitalismo, compreendendo se consistem em fatores antagônicos ou se podem ser conciliáveis. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática nos bancos de dados do Portal de Periódicos da Capes; da Scientific Electronic Library Online (Scielo) e da ScienceDirect, a fim de obter a tendência secular dos trabalhos em relação à temática. Os resultados apontaram 12 artigos que atenderam aos objetivos estabelecidos, os quais, com exceção de um estudo, tendem para a necessidade de uma ruptura total do sistema capitalista devido a impossibilidade de conciliação com o conceito de sustentabilidade, apontando ainda novas direções para uma sociedade sustentável.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).