SUSTENTABILIDADE VERSUS CAPITALISMO OU CAPITALISMO SUSTENTÁVEL? UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA TENDÊNCIA SECULAR

Autores

  • Flavia Massuga Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Sérgio Luis Dias Doliveira Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Saulo Roberto Korocoski Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Fábio José de Jesus Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Luis Paulo Gomes Mascarenhas Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Raquel Dorigan de Matos Universidade Estadual do Centro-Oeste

Palavras-chave:

Sustainability, Capitalist system, Antagonism x conciliation.

Resumo

Diante das atuais crises ambientais e sociais, a sustentabilidade, pautada em uma vida ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável, aparece como uma solução que exige transformações. No entanto, considerando o sistema capitalista baseado nos princí­pios da divisão de classes, propriedade privada e na busca por constante crescimento e acumulação, restam dúvidas sobre a sua capacidade de adquirir ou não conceitos sustentáveis. Devido a isso, este trabalho teve como objetivo analisar a relação existente entre a sustentabilidade e o capitalismo, compreendendo se consistem em fatores antagônicos ou se podem ser conciliáveis. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática nos bancos de dados do Portal de Periódicos da Capes; da Scientific Electronic Library Online (Scielo) e da ScienceDirect, a fim de obter a tendência secular dos trabalhos em relação à temática. Os resultados apontaram 12 artigos que atenderam aos objetivos estabelecidos, os quais, com exceção de um estudo, tendem para a necessidade de uma ruptura total do sistema capitalista devido a impossibilidade de conciliação com o conceito de sustentabilidade, apontando ainda novas direções para uma sociedade sustentável.

Biografia do Autor

Flavia Massuga, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Mestranda do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário pela Universidade Estadual do Centro-Oeste; Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2017).

Sérgio Luis Dias Doliveira, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2013); mestre em Gestão Estratégica de Organizações pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2002); possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1988) e graduação em Administração pelo Instituto de Estudos Sociais do Paraná (1996). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Centro-Oeste, em cursos de Graduação, Especialização e no Mestrado em Desenvolvimento Comunitário.

Saulo Roberto Korocoski, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Mestrando do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Possuí­ especialização em Docência Universitária pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2015) e graduação em Administração pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2013).

Fábio José de Jesus, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Mestrando do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Possui graduação em História (2012) e Serviço Social (2016) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste Unicentro.

Luis Paulo Gomes Mascarenhas, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutor em Saúde da Criança e do Adolescente, área de concentração em Endocrinologia Pediátrica pela UFPR (2010); mestre em Atividade Fí­sica e Saúde pela Universidade Federal do Paraná (2005) e graduado em Educação Fí­sica pela Universidade de Formação e Educação e Cultural do Abc (1993). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Centro-Oeste, campus Irati no departamento de educação fí­sica. Professor do programa de mestrado em desenvolvimento comunitário com atuação em saúde, ambiente e qualidade de Vida.

Raquel Dorigan de Matos, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Pós-Doutoranda na Universidade Federal do Paraná-UFPR; Doutora em Administração pela Universidade Federal do Paraná-UFPR; Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná-UFPR (2005); Graduada em Administração de Empresas pela UNIPAR (1990), graduada em Esquema I pela UNIPAR(1991). Atualmente é professora Adjunto B da Universidade Estadual do Centro-Oeste-UNICENTRO.

Downloads

Publicado

2020-02-27

Como Citar

MASSUGA, F.; DOLIVEIRA, S. L. D.; KOROCOSKI, S. R.; JESUS, F. J. de; MASCARENHAS, L. P. G.; MATOS, R. D. de. SUSTENTABILIDADE VERSUS CAPITALISMO OU CAPITALISMO SUSTENTÁVEL? UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA TENDÊNCIA SECULAR. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 9, n. 3, p. 194, 2020. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1925. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos