Sustentabilidade nas entranhas dos discursos / Sustainability in the bowels of speeches

Autores

  • Jadir Mauro Galvao Complexo Educacional FMU

Palavras-chave:

sustentabilidade, Rio 20, Triple Botton Line

Resumo

O tema da sustentabilidade ainda que não tenha conseguido a proeza de compor como peça integrante o emaranhado teórico que faz emergir nossas mais cotidianas ações, amiúde visita alguns de nossos pensamentos e permeia muitos de nossos discursos. O grande evento de 2012, o encontro rio +20 reuniu olhares de todos os cantos do planeta em torno desse tema tão candente, mas que ainda vemos avançar timidamente. Ainda que não tenhamos muito claro o que o termo sustentabilidade encerra ele não nos soa completamente estranho. Associamos a coisas do tipo ecologia, planeta, resí­duos emitidos por chaminés de fabricas, desmatamentos; coisa como reciclagem e aquecimento global devem estar relacionadas, mas nosso objetivo no presente artigo é menos o de aclarar o termo conceitualmente e mais tentar observar como ele aparece nos discursos da tal conferencia. Quando as autoridades competentes falam sobre sustentabilidade a relacionam com o que? Pretendemos investigar nas linhas e nas entrelinhas desses discursos, eventuais pressupostos associados ao termo. Para tanto analisaremos o discurso da Cúpula dos povos, o discurso de abertura da presidenta Dilma e o emblemático discurso do presidente do Uruguai, Sr. José Pepe Mujica.

Referências

O Eco. (2012). Documento final da Cúpula dos povos. Recuperado em 7 novembro, 2012, de http://www.oeco.com.br/noticias/26168-declaracao-final-da-cupula-dos-povos.

Rousseff, D. (2012). Pronunciamento da presidenta Dilma Rousseff na rio + 20. Recuperado em 12 setembro, 2012, de http://www2.planalto.gov.br/imprensa/discursos/discurso-da-presidenta-da-republica-dilma-Rousseff-

Mujica, J. P. (2012). Pronunciamento do presidente do Uruguayna rio+20. Recuperado em 12 novembro, 2012, de http://www. durante-cerimonia-de-abertura-protocolar-da-conferencia-das-nacoes-unidas-sobre-desenvolvimento-sustentavel-rio-20.

Mujica, J. P. (2012). Pronunciamento do presidente do Uruguayna rio+20. Recuperado em 12 novembro, 2012, de http://www.youtube.com/watch?v=zsOGZKRVqHQ.

Downloads

Publicado

2012-10-10

Como Citar

GALVAO, J. M. Sustentabilidade nas entranhas dos discursos / Sustainability in the bowels of speeches. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 2, n. 3, p. 82–93, 2012. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/133. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação e Ciências Sociais