Desenvolvimento Sustentável: Percepção dos Alunos do Curso de Graduação em Ciências Contábeis das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Sul

Autores

  • Taciane Costa Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande – FURG
  • Débora Gomes Machado Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Aléssio Almada da Costa Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Marcos Antônio de Souza Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS

Palavras-chave:

Desenvolvimento Sustentável, Contabilidade Ambiental, Ciências Contábeis.

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar qual a percepção dos alunos do curso de graduação em ciências contábeis, das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Sul, sobre desenvolvimento sustentável. Trata-se de uma survey descritiva, com abordagem quantitativa. Os respondentes foram os alunos iniciantes e concluintes, do curso de Ciências Contábeis, na modalidade presencial, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, realizada no segundo semestre letivo de 2014. Os resultados demonstraram, de forma geral, que os alunos possuem percepção mediana em relação ao tema, embora sobre algumas ênfases tenham alta percepção, tais como: fontes alternativas de energia, uso de produtos quí­micos, consumo de água e alimentos, reciclar materiais reaproveitáveis, recursos básicos a longo prazo, preservação da biodiversidade e dos ecossistemas; de acordo com as assertivas estudadas, sendo que os alunos concluintes possuem percepção maior do que os iniciantes. Recomenda-se para pesquisas futuras uma análise comparativa do grau de percepção ambiental entre os estudantes que cursaram a disciplina de contabilidade ambiental ou socioambiental e os que não cursaram a mesma, buscando evidenciar a importância dessa disciplina para a formação acadêmica.

Biografia do Autor

Taciane Costa Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Débora Gomes Machado, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Pós-Doutoranda em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2015), possui doutorado em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2012), possui mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2005) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Pelotas - UCPEL (1994). É professora adjunta da Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG, atua na graduação, especialização e mestrado. Tem experiência na área de Contabilidade Gerencial, atuando principalmente nos seguintes temas: controle gerencial e educação e pesquisa em contabilidade.

Aléssio Almada da Costa, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Educação Ambiental/FURG e Professor da Universidade Federal do Rio Grande-FURG

Marcos Antônio de Souza, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP e Professor do PPGCC Unisinos

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Publicado

2017-04-28

Como Citar

RODRIGUES, T. C.; MACHADO, D. G.; COSTA, A. A. da; SOUZA, M. A. de. Desenvolvimento Sustentável: Percepção dos Alunos do Curso de Graduação em Ciências Contábeis das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Sul. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 7, n. 1, p. 68–90, 2017. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1218. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Administração, Contabilidade e Economia