Três grandes posturas estratégicas foram assumidas para o desenvolvimento deste projeto editorial:

  • Revista Temática: frente à abrangência do desenvolvimento sustentável esta revista cientifica assume este tema como objeto central de divulgação, se posicionando abertamente a diferentes concepções teóricas e metodológicas. O modelo habitual de revista cientí­fica focada em um grande número de temas cede espaço para uma abordagem na qual a temática é aglutinadora de linhas de pesquisa convergentes a um tema Central. A RMS é sustentada por equipes de pesquisa da área de desenvolvimento sustentável, a maioria deles composta por programas de senso estrito no Brasil.
  • Governança Interinstitucional Coletiva: apesar de assentada em núcleos de pós-graduação da FMU/SP, se estabelece uma estrutura de governança constituí­da por grupos de pesquisa atuantes nessa área temática nos centros de pesquisa que tem recomendação da CAPES. A composição do Conselho Editorial e do Comitê Cientí­fico é diversificada e representativa da área de desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, o processo editorial é compartilhado entre pesquisadores e docentes de diversas instituições, de modo a evitar o periódico-proprietário, isto é, produzido e vinculado a um departamento ou programa especí­fico.
  • Melhores Práticas Editoriais: a partir de definições expostas na Polí­tica Editorial, a RMS persegue as melhores práticas editoriais de revistas cientí­ficas no Brasil, particularmente o texto sobre este tópico produzido da ANPAD e editado em espaço apropriado para conhecimento de todos. A RMS identifica a importância de possuir indexações e registros nas bibliotecas e diretórios digitais, visando se estabelecer como uma referência de qualidade dos procedimentos editoriais. Desta forma, o Conselho Editorial e o Comitê Cientí­fico da RMS está em contí­nuo processo de obtenção e aprimoramento das práticas e registros pertinentes.

A Polí­tica Editorial, detalhada neste site, apresenta definições da missão, do escopo, da estrutura editorial e das funções dos atores relevantes da revista. A RMS prioriza artigos sobre desenvolvimento sustentável, cujo sistema de submissão está assentado na prática de Dupla Avaliação por Pares (Double Blind Review), garantido o sigilo e a privacidade de autores e avaliadores. 

 

Figura: Avaliação da sustentabilidade, adaptada da Universidade de Michigan (2002).

 

AVALIAÇíO QUALIS 2013 - 2016

REVISTA METROPOLITANA DE ADMINISTRAÇAO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTíVEL

ISSN: 2318-3233

Área de Avaliação Classificação
INTERDISCIPLINAR B2
ADMINISTRAÇíO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO B3
PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL / DEMOGRAFIA B3
CIÊNCIAS AGRÁRIAS I B4
CIÊNCIAS AMBIENTAIS B4
DIREITO B4
EDUCAÇÃO B4
COMUNICAÇíO E INFORMAÇÃO B5
ENGENHARIAS I B5
ENGENHARIAS III B5