ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, EDUCAÇÃO E AFETO

Autori

  • Mônica Tereza Mansur Linhares Faculdades Metropolitanas Unidas

Abstract

O presente artigo versa sobre a interpretação da Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que instituiu o Estatuto da Criança e do Adolescente – denominado ECA, em sua relação com a importância da educação e do afeto a fim de amparar as chamadas "faixas etárias vulneráveis". Entende-se que esse é um importante instrumento de tutela jurí­dica protetora de crianças e adolescentes, que devem ser vistos como pessoas em desenvolvimento e detentoras de dignidade, sujeitos de direitos, são destinatários máximos de proteção integral por parte da sociedade, da escola e do Estado. Mas, somente a lei não basta. Por isso mesmo, o objetivo é enfocar, especialmente, no ECA, a questão da educação e a importância do afeto, em sua relação com essa legislação protetora. Em razão do complexo panorama que o tema envolve, delimitaremos, nossas reflexões sobre problemática da educação e a importância do afeto nas polí­ticas públicas destinadas í s crianças e aos adolescentes, pois entendemos que são bens fundamentais e imprescindí­veis à vida digna de todo ser humano.

Biografia autore

Mônica Tereza Mansur Linhares, Faculdades Metropolitanas Unidas

Professor do Departamento de Humanidades

Pubblicato

2012-10-25

Come citare

Linhares, M. T. M. (2012). ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, EDUCAÇÃO E AFETO. FMU DIREITO - Revista Eletrônica (ISSN: 2316-1515), 24(34). Recuperato da https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/FMUD/article/view/98