Envíos

El registro y el inicio de sesión son necesarios para enviar elementos en línea y para comprobar el estado de los envíos recientes. Ir a Iniciar sesión a una cuenta existente o Registrar una nueva cuenta.

Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.

Directrices para autores/as

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO:

O autor do artigo deverá ter o título de Mestre ou de Doutor. Tratando-se de dois autores, um deles deverá ser Mestre ou Doutor. Não serão aceitos artigos elaborados e submetidos por graduandos, graduados, especialistas, mestrandos ou doutorandos, a menos que em coautoria com um Mestre ou um Doutor. 

Conteúdo do trabalho: 18 a 25 páginas, com: a) resumo (no início do trabalho); b) abstract (também no início); c) palavras-chave e keywords; d) conclusões; e e) bibliografia referenciada.

Sistema autor-data-página no texto. Notas de rodapé somente serão permitidas para eventuais explicações correspondentes ao texto principal.

Seguem abaixo as normas técnicas para a elaboração dos trabalhos escritos.

NORMAS TÉCNICAS

Editor de texto: Word

Folha: formato A4, posição vertical.

Margens: superior e esquerda 3 cm; inferior e direita 2 cm.

Entradas de parágrafo: 1,5 cm, a partir da margem.

Espaçamento entrelinhas: 1,5 cm

Espaçamento antes e depois: 0 pt

Fonte para texto de introdução, desenvolvimento e conclusão: Times New Roman, tamanho 12

Fonte para ilustrações, tabelas, notas e citações diretas em recuo: Times New Roman, tamanho 10.

Justificação: Todo o texto deve ser justificado, exceto as referências.

As palavras em língua estrangeira: devem estar em itálico.

Títulos do texto: devem ser escritos sem siglas ou abreviações, apresentando a fonte de referência em tamanho 12 e entrelinhas simples.

 

ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

Título (e subtítulo, se houver) em português e inglês em negrito, centralizados e em letras Caixa-alta. Devem figurar na página de abertura do texto, separados por dois-pontos.

Resumo em português: redigido em um único parágrafo, com extensão de 150 a 250 palavras, sem siglas ou abreviaturas e parágrafos. Deve conter objetivos, métodos e principais resultados.

Palavras-chave: palavras ou expressões que representam os principais assuntos tratados no texto (5 palavras ou expressões); devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão "Palavras-chave".

Abstract: versão do resumo na língua inglesa. Deve ter as mesmas características do resumo, sem siglas ou abreviaturas.

Keywords: palavras, em inglês, que representam os principais assuntos tratados no texto (5 palavras ou expressões); devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Keywords.

 

TEXTO

Redação: Deve estar de acordo com as regras do atual Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

Introdução: Deve descrever, com precisão e clareza: (1) o tema central do artigo; (2) uma breve síntese de outras pesquisas e esclarecer quais teses conhecidas estão sendo refutadas, atualizadas, ou refinadas; (3) a orientação teórica do texto; (4) os métodos e técnicas de pesquisa empregados; (4) as principais hipóteses do artigo; (5) os principais resultados que serão explicados no desenvolvimento.

Desenvolvimento: Deve apresentar consistente discussão da literatura nacional e estrangeira envolvida com o tema. Deve apresentar consistência que justifique as hipóteses básicas. Deve apresentar consistente formulação das teses inovadoras do artigo. Deve conter subdivisões em títulos e subtítulos, de modo a garantir a boa compreensão de temas e subtemas afins. Deve ser uma argumentação ordenada e detida no objeto principal do texto.

Conclusão: Deve ser concisa. Deve demonstrar, claramente, porque os objetivos foram alcançados e quais são as conclusões. Deve ser coerente com a fundamentação apresentada no desenvolvimento. Não deve ter citações.

Rodapé: Não confundir as “notas de rodapé” com as referências bibliográficas completas, que devem ser listadas ao final do artigo. No rodapé das páginas o autor colocará suas notas de referências (menos as bibliográficas) e eventuais notas explicativas. Essas notas devem ser numeradas sequencialmente e apresentadas nas respectivas páginas em que forem citadas.

Lista de referências: deve ser colocada ao final do trabalho, classificada em ordem alfabética pelo sobrenome do autor, com alinhamento à margem esquerda, entrelinhas simples e espaçamento simples entre elas. Devem constar dessa lista apenas os títulos citados no texto. A NBR 10520 define que se deve utilizar o sistema autor-data para as citações no texto e o sistema numérico, em rodapé, deve ser reservado para notas explicativas. O sistema numérico não pode ser usado concomitantemente para notas de referência e para notas explicativas.

Citações:

As citações literais curtas, que apresentam até três linhas, devem fazer parte do corpo do texto entre aspas; as literais longas (quatro linhas ou mais) são apresentadas em recuo de 4 cm da margem esquerda, fonte 10, entrelinhas simples, sem aspas.

 

Bibliografia:

Deve ser consistente e, preferencialmente, evidenciar o posicionamento da literatura internacional.

Alguns exemplos de referências:

Livro (um autor)

GAMBOA, S. S. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2. ed. Chapecó: Argos, 2012.

Livro (dois autores)

APPLE, M. W.; BURAS, K. L. (org.). Currículo, poder e lutas educacionais: com a palavra, os subalternos. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Livro em formato eletrônico

BERTOCHE, G. A objetividade da ciência na filosofia de Bachelard. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2006. Disponível em: http://wwww.ebooksbrasil.org/adobebook/objbachelard.pdf. Acesso em: 18 nov. 2008.

Capítulos de livros

DAMIS, O. T. Formação pedagógica do profissional da educação no Brasil: uma perspectiva de análise. In: VEIGA, I. P. A.; AMARAL, A. L. (org.). Formação de professores: políticas e debates. 2. ed. Campinas: Papirus, 2002. p. 97-130.

Artigo de periódico

OLIVEIRA, R. P.; ARAÚJO, G. Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta e o direito à educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 28, p. 5-23, jan./abr. 2005.

Artigo de periódico (com mais de três autores)

MASINI, E. F. S. et al. Concepções de professores do ensino superior sobre surdocegueira: estudo exploratório com quatro docentes. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, DF, v. 28, n. 22, p. 556-573, set./dez. 2007.

Artigo de periódico (formato eletrônico)

OLIVEIRA, O. V. de; MIRANDA, C. Multiculturalismo crítico, relações raciais e política curricular: a questão do hibridismo na Escola Sarã. Revista Brasileira de Educação, Campinas, n. 25, p. 67-81, jan./abr. 2004. Disponível em: http://www.anped.org.br/rbe. Acesso em: 18 nov. 2008.

Teses

MOURA, R. R. Estrutura de oportunidades políticas e aprendizado democrático: o associativismo de bairro em Blumenau (1994-2009). Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.

Artigo assinado (jornal)

DIMENSTEIN, G. Escola da vida. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. 2, 14 jul. 2002.

Artigo não assinado (jornal)

EXPANSÃO dos canaviais é acompanhada por exploração de trabalho. Brasil de Fato, São Paulo, p. 5, 13-19 nov. 2008.

Decretos, leis

BRASIL, Decreto n. 2.134, de 24 de janeiro de 1997. Regulamenta o art. 23 da Lei n. 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a categoria dos documentos públicos sigilosos e o acesso a ele, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil: seção 1, Brasília, DF, n. 18, p. 1435-1436, jan. 1997.

Constituição Federal

BRASIL. Constituição. República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 05 out. 1998.

Relatório Final

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Relatório de atividades 1999-1993. Brasília, DF, 1993.

Gravação de vídeo

COM LICENÇA, eu vou à luta. Direção: Luis Farias. Produção: Mauro Farias. Rio de Janeiro: Embrafilme, Produções Cinematográficas R. F. Farias Ltda., Time de Cinema, 1986. 1 DVD.

CD-Rom

DEPARTAMENTO INTERSINDICAL DE ESTATÍSTICAS E ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS. Anuário dos trabalhadores 2006. São Paulo: Dieese, 2006. 1 CD-ROM.

Trabalho apresentado em evento

CASTANHO, M. E.; CASTANHO, S. E. M. Contribuição ao estudo da história da didática no Brasil. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 31., 2008, Caxambu. Anais [...] Rio de Janeiro: Anped, 2008. v. 1.

São Paulo, 01 de junho de 2021.

Editor Responsável da Revista FMU Direito

Comissão Editorial da Revista FMU Direito

Artigos

Polí­tica padrão de seção

Declaración de privacidad

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.