A gestão socioambiental em uma empresa de transporte coletivo urbano no municí­pio de Santa Maria-RS / Environmental management in a company of urban collective transport in the city of Santa Maria-RS

Autores

  • Luiz Antonio Rossi de Freitas UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - RS. USP - Universidade de São Paulo - SP.
  • Guerino Antonio Tonin Universidade Federal de Santa Maria
  • Antonio Reske Filho Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Gestão socioambiental, Transporte urbano, Responsabilidade socioambiental.

Resumo

É notável o compromisso das empresas com posturas socialmente corretas, ambientalmente sustentáveis e economicamente viáveis em suas práticas de gestão. É neste sentido que a responsabilidade socioambiental torna-se uma variável importante na estratégia competitiva das empresas para que estas procurem atingir e demonstrar para a sociedade um desempenho ambiental correto, controlando os impactos no meio ambiente. Assim, no que tange í s polí­ticas públicas dos transportes, as empresas privadas, que detêm a concessão dos serviços dos transportes urbanos, precisam adotar medidas que vão além do mero cumprimento legal exigido pelos órgãos reguladores e fiscalizadores, adotando práticas de responsabilidade social e ambiental que minimizem os impactos negativos e melhorem a qualidade dos serviços de transportes prestados. É neste sentido que se torna relevante o estudo das práticas de responsabilidade socioambientais da empresa de transporte em estudo. A crescente valorização das questões ambientais deve estar adequada à legislação, í s demandas sociais e alinhada à estratégia da organização. Neste sentido, a presente pesquisa estuda a gestão socioambiental adotada em uma empresa de transporte coletivo urbana na cidade de Santa Maria, RS; especificamente pretende verificar as práticas de gestão em relação í s questões ambientais e sociais, bem como o seu alinhamento com a estratégia empresarial. Sendo assim, trata-se de uma pesquisa exploratória, que se utiliza do estudo de caso por tratar-se de um conhecimento profundo e exaustivo de um único objeto. Assim, o desenvolvimento desse estudo busca a definição de um conjunto de dados que deverão auxiliar o processo de descrição de fases ou totalidade do processo social da empresa MEDIANEIRA TRANSPORTES LTDA. As conclusões limitam-se ao contexto unicamente da empresa, indicando que as estratégias de sustentabilidade estão alinhadas à filosofia de negócios da empresa, projetando uma imagem positiva diante dos funcionários e da sociedade.

Biografia do Autor

Luiz Antonio Rossi de Freitas, UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - RS. USP - Universidade de São Paulo - SP.

Departamento de Ciências Contábeis da Universdade Federal de Santa Maria -

Guerino Antonio Tonin, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina

Antonio Reske Filho, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria

Referências

Aliglieri, L., Aliglieri, L. A., & Krugliankas, I.(2009). Gestão socioambiental: responsabilidade e sustentabilidade do negócio. São Paulo: Atlas.

Ashley, P. A. (2003). Ética e responsabilidade social nos negócios. São Paulo: Saraiva.

Carrol, A. B. (1979). A three-dimensional model of corporate performance, Academy management review, 4(4), 497-505.

Carter, C. R., & Rogers D. S. (2008, set/out). Sustainable supply chain management: toward new theory in logistics management. International Journal of Physical Distribution and Logistics Management, 38(5), 360-387.

Casado, T. (2002). O indiví­duo e o grupo: a chave do desenvolvimento. In Fleury, M. T. L. (Org.). As pessoas na organização. São Paulo: Gente.

Certo, S. (2003). Administração moderna (9ª ed.). São Paulo: Pioneira Thomson learning.

Cohen, M. A. (1993). Management and the environment. The Owen Manager, 15(1), 67-97.

Daher, W., Oliveira, M., & Ponte, V. M. R. (2006). Responsabilidade social corporativa segundo o modelo de Hopkins: um estudo das empresas do setor energético no Nordeste brasileiro. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Slavador, BA, Brasil, 30.

Diehl, A. A., & Tatim, D. C. (2004). Pesquisa em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Prentice Hall.

Dowbor, L. (2008). Democracia econômica. São Paulo: Vozes.

Elkington, J. (2004). Enter the triple bottom line. In Henriques, A., & Richardson, J. (Orgas.). The triple bottom line: does it all add up. London, UK: EarthScan.

Epstein, M. J. (2008). Making sustainability work: Best practices in managing and measuring social and environmental impacts. Greenleaf: Sheffield.

Esty, D. C., & Winston, A. S. (2008). O verde que vale ouro: como empresas inteligentes usam a estratégia ambiental para inovar, criar valor e construir uma vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Elsevier.

Floriani, R., Beuren, L. M., & Hein, N. (2010). Análise comparativa da evidenciação de aspectos de inovações em empresas construtoras e multisetoriais. Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação, 7(3), 691-710.

Fischer, R. M. (2002). Mudança e transformação organizacional. In Fleury, M. L. (Org.). As pessoas na organização. São Paulo: Gente.

Freemn, R. E., Pierce, J., & Dodd, R. (1995). Shades of green: ethics and environment. Nova York: Oxford University Press.

Friedman, M. (1962). Capitalism and freedom. Chicago: University of Chicago Press.

Fritzche, D. J., & Becker, H. (1984). Linking management behavior to ethical philosophy: an empirical investigation. Academy of Management Journal, 27(1), 166-175.

Garcia, M. N., Silva, D., Pereira, R. S., Rossi, G. B., & Bazanini, R. (2008). Percepção sobre a recompensa do consumidor ao comportamento empresarial socioambientalmente responsável. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 32.

Gatewood, E., & Carrol, A. B. (1981). The anatomy of corporate social response. Busines Horizons, 24(set/out.), 9-16.

Gil, A. C. (2000). Métodos e técnicas de pesquisa social (5ª ed.). São Paulo: Atlas.

Hair, J. F. Jr., Babin, B., Money, A. R. H., & Samouel, P. (2005). Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman.

Inkotte, A. L. (2003). Marketing de ação social e percepção de valor: do plano tático para o estratégico. Tese de Doutorado em Engenharia da Produção. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

Lakatos, E. M., & Marconi, M. A. (2008). Metodologia cientí­fica (5ª ed.). São Paulo: Atlas.

Maçaneiro, M. B., & CUNHA, S. K. (2010). Eco-inovação: um quadro de referências para pesquisas futuras. Anais do Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica da ANPAD, Brasí­lia, DF, Brasil, 26.

O'Regan, N., & Ghobadian, A. (2006). Perceptions of generic strategies of small and medium sized engineering and electronics manufacturers in the UK: the applicability of the Miles and Snow typology. Journal of Manufacturing Technology Management, 17(5), 603-620.

Orsato, R. (2002, set/dez). Posicionamento ambiental estratégico: identificando quando vale a pena investir no verde. Revista Eletrônica de Administração, 6(30), 11-46.

Parnell, J. A. (2010). Strategic clarity, business strategy and performance. Journal of Strategyand Management, 3(4), 304-324.

Porter, M. E., & Van Der Linde, C. (1995). Toward a new conception of the environment competitiviness relationship? In Stavins, R. (Org.). Economics of the environment: secelted readings. New York: W. W. Norton & Company.

Roberto, A. A. (2006). Responsabilidade social empresarial: um estudo sobre as maiores instituições financeiras privadas no Brasil. Dissertação de Mestrado em Economia. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.

Robbins, S. P. (2005). Administração: mudanças e perspectivas. São Paulo: Saraiva.

Sato, M., & Carvalho, I. (2005). Educação Ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed.

Savitz, A. W. (2007). A empresa sustentável. Rio de Janeiro: Elsevier.

Seiffert, M. E. B. (2007). Gestão ambiental: instrumentos, esferas de ação e educação ambiental. São Paulo: Atlas.

Tachizawa, T., & Andrade, R. (2008). Gestão socioambiental: estratégias na nova era da sustentabilidade. Rio de Janeiro: Elsevier.

Van Bommel, H. W. M. (2011). A conceptual framework for analyzing sustainability strategies in industrial supply networks from an innovation perspective. Journal of Cleaner Production, 19(8), 895-904.

Yin, R. K. (1994). Estudo de caso: planejamento e métodos (3a ed.). Porto Alegre: Bookman.

Downloads

Publicado

2013-08-19

Como Citar

ROSSI DE FREITAS, L. A.; TONIN, G. A.; RESKE FILHO, A. A gestão socioambiental em uma empresa de transporte coletivo urbano no municí­pio de Santa Maria-RS / Environmental management in a company of urban collective transport in the city of Santa Maria-RS. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 3, n. 1, p. 65–90, 2013. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/185. Acesso em: 15 nov. 2024.

Edição

Seção

Administração, Contabilidade e Economia