Consumo colaborativo: relação entre confiança e cooperação

Autores

  • Uiara Gonçalves De Menezes Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade da Serra Gaúcha

Palavras-chave:

confiança, cooperação, consumo colaborativo.

Resumo

Dada a crescente preocupação com impactos causados pelos altos padrões de consumo, este trabalho busca analisar uma forma diferente de acessar bens e serviços por meio da colaboração, sem a necessidade de ter a propriedade sobre esse bem. Várias iniciativas de consumo colaborativo têm conquistado adeptos no mundo e também no Brasil, mas pouco se conhece sobre essas iniciativas. Por envolver grupos de pessoas, aspectos relacionados à confiança e cooperação são considerados relevantes para a operação do consumo colaborativo. Esses dois aspectos foram analisados em oito diferentes iniciativas de consumo colaborativo, através de entrevistas com oito respectivos usuários. O resultado que se pode extrair dessa análise foi de que nem todas as iniciativas estão baseadas na confiança, embora haja colaboração para o alcance dos objetivos pretendidos. Os tipos de iniciativas que apresentaram maior ênfase na confiança, por tratá-la de forma indispensável, foram couchsurfing, coworking, crowdsourcing e biblioteca em alguns pontos de ônibus. Nessas formas de consumo, a confiança é a base para a cooperação, pois sem confiança os indiví­duos não teriam como alcançar o resultado desejado. Demais resultados e especificidades são apresentados no artigo.

Biografia do Autor

Uiara Gonçalves De Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade da Serra Gaúcha

Professora de Administração - FAculdade da Serra Gaúcha

Doutoranda em Administração - UFRGS

Mestre e Bacharel em Administração - Universidade Federal de Santa Maria

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Publicado

2015-08-19

Como Citar

DE MENEZES, U. G. Consumo colaborativo: relação entre confiança e cooperação. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 5, n. 2, p. 195–111, 2015. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/632. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Administração, Contabilidade e Economia