Avaliação da aplicação do triple botton line - estudo de caso: comunidade do caldeirão de Santa Cruz/CE / Evaluation of the application of the triple bottom line. case study: caldeirão de Santa Cruz community (CEARÁ)
Palavras-chave:
Sustentabilidade, Triple Botton Line, Caldeirão de Santa Cruz, Ceará.Resumo
O Triple Botton Line, composto pelas dimensões Ambiental, Social e Econômica, tem sido amplamente aceito uma vez que sua aplicação pode implicar na manutenção ou desenvolvimento de fatores que levam à sustentabilidade. Ao definir esse conceito, Elkington (2012) citou o diretor do Programa de Administração Ambiental da Universidade de Michigan, Stuart Hart que afirmou que as grandes corporações seriam as únicas organizações que poderiam alcançar a sustentabilidade. O objetivo desse trabalho é verificar se a sustentabilidade, em determinado local, pode ser alcançada sem o auxílio de grandes organizações. Especificamente, objetiva-se verificar a situação da comunidade de Caldeirão de Santa Cruz, situada no interior do Ceará / Brasil, entre o período de 1926 e 1937. Para essa avaliação foi utilizado o Triple Botton Line, modelo de Elkington (2012). Os resultados indicaram que, no modus vivendi da comunidade do Caldeirão de Santa Cruz estava implícito o conceito conhecido como Triple Botton Line e que tal resultado foi conseguido através do trabalho realizado na comunidade, sem a ajuda de qualquer organização. Os resultados também mostraram que o comportamento e forma de trabalho da comunidade incomodaram alguns setores da sociedade.
Palavras-chave: Sustentabilidade; Triple Botton Line; Caldeirão de Santa Cruz; Ceará.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).