Análise da frequência dos itens ambientais nos instrumentos de evidenciação voluntária e obrigatória: estudo de caso nas empresas do segmento de siderurgia registradas na bovespa entre o perí­odo de 2008 a 2012. / Analysis of the frequency of items in environmental disclosure instruments voluntary and compulsory: a case study in the steel industry segment companies registered in bovespa between the period 2008 - 2012

Autores

  • Heitor Dias Melo UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG
  • Janaina Ferreira Marques de Melo UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG
  • Alexandre Wállace Ramos Pereira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Universidade Federal de Campina Grande
  • Maria de Fátima Nóbrega Barbosa UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG

Palavras-chave:

Meio Ambiente, Práticas Ambientais, Contabilidade Ambiental, Siderurgia.

Resumo

Diante das exigências com relação aos processos ambientais e sustentáveis, as entidades vêm adotando estratégias de mercado, medidas preventivas capazes de inibir impactos no desenvolvimento operacional. Neste sentido, cabe salientar que à contabilidade pode auxiliar no registro e na evidenciação ambiental, a fim de demonstrar a capacidade de evolução do patrimônio lí­quido e da sua relação com o meio ambiente. Por esse motivo, o presente estudo tem como objetivo geral analisar a frequência da evidenciação dos itens ambientais das empresas do segmento de Siderurgia, registradas na BOVESPA, no perí­odo de 2008 a 2012, tendo como fonte principal as Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFP"™S) e as Demonstrações de Caráter Voluntário. Assim, trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, em que foram utilizadas informações, com fins de identificar a evidenciação de cada organização em relação í s questões ambientais ocorridas na área da siderurgia. Por meio da análise dos dados obtidos para desenvolvimento da pesquisa foi possí­vel analisar a frequência dos termos utilizados nos itens ambientais, nos quais o termo "Projeto de Gestão Ambiental" apresentou maior frequência. Quanto aos resultados obtidos, indicaram uma tendência das empresas em destacar os investimentos em prol do meio ambiente por meio do ativo ambiental no Relatório de Sustentabilidade. Finalmente, com relação ao passivo ambiental e aos custos de despesas ambientais apresentados pelas empresas são justificadas pela operacionalização das siderúrgicas, todavia, precisam ter um controle mais eficiente.

Biografia do Autor

Heitor Dias Melo, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG

Graduado em Ciências Contábeis pela UFCG

Janaina Ferreira Marques de Melo, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG

Possui graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário de João Pessoa (2001) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraí­ba (2006). Atualmente é professor assistente II da Universidade Federal de Campina Grande, coordenadora da Pós Graduação em Finanças com ênfase em Controladoria pela Unidade de Ciências Contábeis da UFCG / CCJS - campus Sousa. Coordenadora desde 2010 no Projeto de Extensão CPMEI- Capacitação Profissional para micro Empreendedores Individuais, nas áreas de Empreendedorismo, marketing, Relações Humanas, Controle de Estoques, Custo do Produto e Administração Financeira. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Contabilidade Gerencial, Controladoria, Contabilidade Ambiental e Análise de Custos.

Alexandre Wállace Ramos Pereira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Universidade Federal de Campina Grande

Mestrado em Ambiente, tecnologia e sociedade pela Universidade Federal Rural do Semi-írido, Brasil(2014)  Efetivo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte , Brasil

Maria de Fátima Nóbrega Barbosa, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG

Doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande, Brasil(2010)
Trabalha no Revista Brasileira de Iniciação Cientí­fica

Downloads

Publicado

2016-04-25

Como Citar

DIAS MELO, H.; MELO, J. F. M. de; RAMOS PEREIRA, A. W.; BARBOSA, M. de F. N. Análise da frequência dos itens ambientais nos instrumentos de evidenciação voluntária e obrigatória: estudo de caso nas empresas do segmento de siderurgia registradas na bovespa entre o perí­odo de 2008 a 2012. / Analysis of the frequency of items in environmental disclosure instruments voluntary and compulsory: a case study in the steel industry segment companies registered in bovespa between the period 2008 - 2012. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 6, n. 1, p. 24–42, 2016. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/643. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Administração, Contabilidade e Economia