Matéria-prima gerada da reciclagem de garrafas pet e seus produtos derivados

Autores

  • João Almeida Santos UNASP – Universidade Adventista de São Paulo UMESP – Universidade Metodista de São Paulo
  • Clóvis Luí­z Galdino Doutorando – USP
  • Getúlio Kazue Akabane Fatec-SP
  • Eduardo Biagi Almeida Santos Universidade Nove de Julho

Palavras-chave:

Reciclagem, PET, Meio ambiente, Reaproveitamento de materiais

Resumo

O processo de reciclagem deixou de ser um negócio de conotação pejorativa para se tornar o principal negócio de qualquer sociedade não só em função da necessidade de economizar recursos virgens, mas principalmente por causa dos benefí­cios para o meio ambiente. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo principal avaliar a possibilidade das exportações de Politereftalato de etileno - conhecido por PET - um tipo de produto que pode ser reciclado e retransformado em produtos de diversas naturezas e aplicações. O presente artigo foi estruturado com base em pesquisa exploratória de base bibliográfica em artigos cientí­ficos, livros, jornais e revistas onde analisamos as principais etapas envolvidas no processo de reciclagem do PET e o seu aproveitamento para a exportação. Apoio de entidades e associações como Associação Brasileira da Indústria do PET (ABIPET) contribuí­ram para o desenvolvimento do arcabouço teórico. O mercado explorado e o que ainda pode ser é muito amplo e com possibilidades de crescimento exponencial justificados por: a economia no uso de recursos virgens que reduz o impacto da indústria quí­mica no meio ambiente, a economia de energia dispendida no processo de produção, a redução no emprego de recursos financeiros alocado para o reaproveitamento de materiais.

 

Biografia do Autor

Eduardo Biagi Almeida Santos, Universidade Nove de Julho

Mestrando em Administração

Referências

Associação Brasileira da Indústria do PET. (2010). Censo da Reciclagem do PET no Brasil. São Paulo: Abipet.

Barbieri, J. C., Vasconcelos, I. F. G. D., Andreassi, T., & Vasconcelos, F. C. D. (2010). Inovação e sustentabilidade: novos modelos e proposições. RAE-Revista de Administração de Empresas, 50(2), 146-154.

Bordonalli, A. C. O., & Mendes, C. G. D. N. (2009). Reuso de água em indústria de reciclagem de plástico tipo PEAD. Eng Sanit Ambient, 14(2), 235-244.

Ferreira, Y. N. (2000). Metrópole sustentável?: não é uma questão urbana. São Paulo em Perspectiva, 14(4), 139-144.

Gonçalves-Dias, S. L. F., & Teodósio, A. S. S. (2006). Reciclagem do PET: desafios e possibilidades. Anais do Encontro Nacional de Engenharia da Produção, Fortaleza, CE, Brasil, 26.

Hair, J., Babin, B., Money, A. H., & Samouel, P. (2005). Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Porto alegre: Bookman.

Jacobi, P. (2003). Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de pesquisa, 118(3), 189-205.

Kotler, P. (2003). Marketing de A a Z. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus.

Lisboa, M. V. (2002). Em busca de uma polí­tica externa brasileira de meio ambiente: três exemplos e uma exceção í regra. São Paulo em Perspectiva, 16(2), 44-52.

Machado Junior, E. V., Vargas, E. R., Salles, J. A. A. E., & Vanalle, R. M. A. (2006). Consideração da perspectiva socioambiental no modelo Balanced Scorecard: Um estudo de caso numa Instituição de Ensino Superior Confessional. Anais do Simpósio de Engenhara de Produção, Bauru, SP, Brasil, 13.

Medeiros, L. F. R., & Macêdo, K. B. (2006). Catador de material reciclável: uma profissão para além da sobrevivência?. Psicologia & Sociedade, 18(2), 62-71.

Ottman, J. (1994). Green Marketing: Opportunity for Innovation(2nd edition). New York: Book Surge.

Pinto-Coelho, R. M. (2009). Reciclagem e desenvolvimento sustentável. Belo Horizonte.

Rocha, A. L. (2011). Intenções e ações em relação a escolhas de produtos ecológicos: estudos sobre o comportamento do consumidor carioca. Contextus, 9(1), 49-65.

Romão, W., Spinacé, M. A., & De Paoli, M. A. (2009). Poli (tereftalato de etileno), PET: Uma revisão sobre os processos de sí­ntese, mecanismos de degradação e sua reciclagem. Polí­meros: Ciência e Tecnologia, 19(2), 121-132.

Rosa, F., & Ensslin, S. (2007). A Gestão Ambiental em Eventos Cientí­ficos: Um estudo exploratório nos eventos avaliados segundo critério Qualis da CAPES. Anais do Encontro Nacional Sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente. Curitiba, PR, Brasil, 9.

Selltiz, C. (1974). Métodos de pesquisa nas relações sociais. São Paulo: EPU.

Smith, S. B. M., & Ribas, J. R. (2006). O espectro verde na sustentabilidade ambiental. Anais do Simpósio de Engenhara de Produção, Bauru, SP, Brasil, 13.

Steckert, C., & Bridi E. (2005) Marketing verde: a adoção de uma postura ambiental. Recuperado em 12 setembro, 2009 de http://www.agathos.assevim.edu.br/1edicao/Bridi.pdf

Downloads

Publicado

2015-08-19

Como Citar

SANTOS, J. A.; GALDINO, C. L.; AKABANE, G. K.; ALMEIDA SANTOS, E. B. Matéria-prima gerada da reciclagem de garrafas pet e seus produtos derivados. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 5, n. 2, p. 03–13, 2015. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/266. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Administração, Contabilidade e Economia