Greenwashing e as organizações no contexto do século XXI / Greenwashing and the organizations in the century XXI context

Autores

  • Aristides Brito Junior Unisanta - Universidade de Santa Cecí­lia
  • Gino Giacomini Filho Universidade Municipal de São Caetano do Sul e Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Greenwashing, Comunicação, Organizacional, Comunicação ambiental, Stakeholders.

Resumo

Este artigo objetiva investigar o greenwashing, suas relações com stakeholders e conexões da comunicação organizacional com práticas ambientais. O método conduzido pelo estudo segue um delineamento exploratório e faz uso de referencial teórico com os eixos temáticos da comunicação organizacional, stakeholders e greenwashing. Os resultados apontam que o conceito de greenwashing não é consensual, mas que tal prática insere-se nas preocupações éticas da comunicação ambiental. Mostram também que o conceito de greenwashing, tradicionalmente atrelado ao campo do discurso, pode ser ampliado para o campo dos stakeholders, para o que se faz necessária a utilização de estratégias especí­ficas em todo processo da comunicação organizacional.

Biografia do Autor

Aristides Brito Junior, Unisanta - Universidade de Santa Cecí­lia

Mestre em Comunicação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Professor titular da Unisanta.

Gino Giacomini Filho, Universidade Municipal de São Caetano do Sul e Universidade de São Paulo

Doutor e Livre-docente em Comunicação pela ECA/USP. Docente do mestrado em Comunicação da USCS e da graduação da ECA/USP.

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Publicado

2014-04-15

Como Citar

BRITO JUNIOR, A.; GIACOMINI FILHO, G. Greenwashing e as organizações no contexto do século XXI / Greenwashing and the organizations in the century XXI context. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 4, n. 1, p. 95–106, 2014. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/253. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Educação e Ciências Sociais