ANTECEDENTES DO CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA: PANORAMA E NOVAS POSSIBILIDADES DE PESQUISA

Autores

Palavras-chave:

Consumo consciente de água, Antecedentes, Comportamento do Consumidor, Bibliometria, Agenda de Pesquisa

Resumo

A forma como o consumo de água ocorre nos dias atuais impactará diretamente no bem-estar das futuras gerações, exigindo-se maior conscientização por parte dos indiví­duos em relação ao consumo deste recurso. Sob esse cenário, o objetivo da presente pesquisa reside na busca pela identificação e compreensão de caracterí­sticas comportamentais e variáveis que possam conduzir ao consumo consciente da água, pensando-a como um recurso limitado e que deve chegar em condições de uso para as futuras gerações. Com a ajuda do software VOSviewer, foram elaborados mapas de rede com clusters que, a partir de palavras-chave, sintetizam o quadro teórico sobre o consumo consciente de água por meio dos textos disponí­veis nas principais plataformas de dados (Web of Science, Scopus e Science Direct). Em paralelo, nessas mesmas bases, em uma segunda fase, foram aplicados critérios de inclusão e exclusão que restringiram os estudos para as áreas que direcionam pesquisas voltadas para o comportamento do consumidor em relação à água na finalidade de extrair variáveis ligadas ao consumo. Com os clusters dos mapas de rede, identifica-se a fragmentação e escassez de pesquisas sobre o fenômeno. Há uma predominância de pesquisas em paí­ses desenvolvidos; logo, recomenda-se que estudos futuros voltem-se para economias emergentes. Além disso, novas pesquisas podem analisar amostras com participantes mais jovens, avaliar os efeitos reversos de programas de incentivo à redução do consumo de água e o papel do sacrifí­cio percebido nesse contexto. Por fim, elucida-se a necessidade de consolidação de escalas para mensurar o consumo consciente de água.

Biografia do Autor

Maria Maryana de Oliveira Soares, UFPE

Graduanda em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco

Patrí­cia de Oliveira Campos, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo da Universidade Federal de Pernambuco. Graduada em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco.

Anna Karolina Gonçalves de Farias, UFPE

Graduanda em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco

Marconi Freitas da Costa, UFPE

Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo. Doutor em Administração pela FEA/USP.

Referências

Akatu. (2010). Pesquisa 2010. Acesso em 25 nov. 2019. Disponí­vel em: http://www.akatu.org.br/content/akatu/arquivos/file/10_12_13_rsepesquisa2010_pdf

Beal, C. D., Stewart, R. A., & Fielding, K. (2013). A novel mixed method smart metering approach to reconciling differences between perceived and actual residential end use water consumption. Journal of Cleaner Production, 60, 116-128

Berlinck, C. N., Caldas, A. L. R., Monteiro, A. H. R., & Saito, C. H. (2003). Contribuição da educação ambiental na explicitação e resolução de conflitos em torno dos recursos hí­dricos. Ambiente & Educação, 8(1), 117-129.

Borelli, F. C., Hemais, M. W., & Dias, P. I. R. C. (2012). Ecológicos ou controlados? Construindo discursivamente o consumidor consciente. Revista Brasileira de Marketing, 11(2), 18-42.

Carrington, M. J., Neville, B. A., & Whitwell, G. J. (2010). Why ethical consumers don"™t walk their talk: Towards a framework for understanding the gap between the ethical purchase intentions and actual buying behaviour of ethically minded consumers. Journal of business ethics, 97(1), 139-158.

Chadegani, A., Salehi, H., Yunus, M., Farhadi, H., Fooladi, M., Farhadi, M., & Ale Ebrahim, N. (2013). A comparison between two main academic literature collections: Web of Science and Scopus databases. Asian Social Science, 9(5), 18-26.

Chen, X., Yang, S. H., Yang, L., & Chen, X. (2015). A benchmarking model for household water consumption based on adaptive logic networks. Procedia Engineering, 119, 1391-1398.

Chenoweth, J., López-Avilés, A., Morse, S., & Druckman, A. (2016). Water consumption and subjective wellbeing: an analysis of British households. Ecological Economics, 130, 186-194.

Cherrier, H. (2005). Becoming sensitive to ethical consumption behavior: narratives of survival in an uncertain and unpredictable world. ACR North American Advances.

Corral-Verdugo, V. (2003). Determinantes psicológicos e situacionais do comportamento de conservação de água: um modelo estrutural. Estudos de Psicologia (Natal), 8(2), 245-252.

Cuadrado, E., Tabernero, C., Garcí­a, R., Luque, B., & Seibert, J. (2017). The role of prosocialness and trust in the consumption of water as a limited resource. Frontiers in psychology, 8, 694. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2017.00694

Daminato, C., Diaz-Farina, E., Filippini, M., & Padrón-Fumero, N. (2021). The Impact of Smart Meters on Residential Water Consumption: Evidence from a Natural Experiment in the Canary Islands. Resource and Energy Economics, 101221. https://doi.org/10.1016/j.reseneeco.2021.101221

Dascher, E. D., Kang, J., & Hustvedt, G. (2014). Water sustainability: Environmental attitude, drought attitude and motivation. International Journal of Consumer Studies, 38, 467-474.

Delaney, C., & Fam, D. (2015). The "˜meaning"™ behind household rainwater use: An Australian case study. Technology in Society, 42, 179-186.

Dias, R. (2012). Gestão Ambiental: Responsabilidade Social e Sustentabilidade. São Paulo: Atlas, 2009.

Dolnicar, S., Hurlimann, A., Grun, B. (2012). Water conservation behavior in Australia. Journal of Environmental Management, 105, 44-52.

Feital, J. D. C., Spers, E. E., Novaes Netto, A. F., Spers, V. R. E., & Ponchio, M. C. (2008). O consumo consciente da água: um estudo do comportamento do usuário doméstico. Anais do III Encontro de Marketing da Associação Nacional Pós-Graduação em Administração. Curitiba, PR, Brasil.

Fink, A. (2005), Conducting Research Literature Reviews: From the Internet to Paper, 2nd ed., Sage Publications Ltd, Thousand Oaks, CA.

Flórez, M. P., Ramí­rez, M. C., Payán-Durán, L. F., Peralta, M., & Acero Lopez, A. E. (2019). A systemic methodology for the reduction of water consumption in rural areas. Kybernetes, 48(1), 163–182. https://doi.org/10.1108/K-10-2017-0406

Garcia, J., Salfer, L. R., Kalbusch, A., & Henning, E. (2019). Identifying the drivers of water consumption in single-family households in Joinville, Southern Brazil. Water (Switzerland), 11(10). https://doi.org/10.3390/w11101990

Gómez-Llanos, E., Durán-Barroso, P., & Robina-Ramí­rez, R. (2020). Analysis of consumer awareness of sustainable water consumption by the water footprint concept. Science of the Total Environment, 721. https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2020.137743

Hao, Y., Hu, X., & Chen, H. (2019). On the relationship between water use and economic growth in China: New evidence from simultaneous equation model analysis. Journal of Cleaner Production, 235, 953–965. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2019.07.024

Hemerly, L. A., & d"™Angelo, M. J. (2017). Reflexões sobre o comportamento ecologicamente correto do consumidor capixaba. Race: revista de administração, contabilidade e economia, 16(2), 655-680.

Ibrahim, A., Knox, K., Rundle-Thiele, S., & Arli, D. (2018). Segmenting a Water Use Market: Theory of Interpersonal Behavior Insights. Social Marketing Quarterly, 24(1), p. 3-17.

Kadibadiba, T., Roberts, L., & Duncan, R. (2018). Living in a city without water: A social practice theory analysis of resource disruption in Gaborone, Botswana. Global Environmental Change, 53, 273-285.

Kanan, L. A. (2011). Consumo sustentável & economia solidária: alguns conceitos e contribuições da Psicologia. Fractal: Revista de Psicologia, 23(3), 607-624.

Kang, J., Grable, K., Hustvedt, G., & Ahn, M. (2017). Sustainable water consumption: The perspective of Hispanic consumers. Journal of Environmental Psychology, 50, 94–103. https://doi.org/10.1016/j.jenvp.2017.02.005

Kasser, T. (2016). Materialistic values and goals. Annual review of psychology, 67, 489-514.

Kautish, P., & Sharma, R. (2020). Determinants of pro"environmental behavior and environmentally conscious consumer behavior: An empirical investigation from emerging market. Business Strategy & Development, 3(1), 112-127. https://doi.org/10.1002/bsd2.82

Lee, M., & Tansel, B. (2013). Water conservation quantities vs customer opinion and satisfaction with water efficient appliances in Miami, Florida. Journal of Environmental Management, 128, 683-689.

Liu, A., Giurco, D., & Mukheibir, P. (2015). Motivating metrics for household water-use feedback. Resources, Conservation and Recycling, 103, 29-46.

Liu, Y., & Song, W. (2020). Modelling crop yield, water consumption, and water use efficiency for sustainable agroecosystem management. Journal of Cleaner Production, 253, 119940. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2019.119940

Lucas, N. P., & Cordery, I. (2019). Effects of heightened price awareness on urban water consumption. Australasian Journal of Water Resources, 23(2), 129-136. https://doi-org.ez16.periodicos.capes.gov.br/10.1080/13241583.2019.1650588

Moraes, D. S. D. L., & Jordão, B. Q. (2002). Degradação de recursos hí­dricos e seus efeitos sobre a saúde humana. Revista de Saúde Pública, 36, 370-374.

Morais, L. H. L., Pinto, D. C., & Cruz-Jesus, F. (2021). Circular economy engagement: Altruism, status, and cultural orientation as drivers for sustainable consumption. Sustainable Production and Consumption, 27, 523-533. https://doi.org/10.1016/j.spc.2021.01.019

Nauges, C., & Wheeler, S. A. (2011). The Complex Relationship Between Households Climate Change Concerns and Their Water and Energy Mitigation Behaviour. Ecological Economics, 141, 87-94.

Nawaz, W., & Koç, M. (2018). Development of a systematic framework for sustainability management of organizations. Journal of Cleaner Production, 171, 1255-1274.

Otaki, Y., Ueda, K., & Sakura, O. (2017). Effects of feedback about community water consumption on residential water conservation. Journal of Cleaner Production, 143, 719-730.

Paço, A., & Gouveia Rodrigues, R. (2016). Environmental activism and consumers"™ perceived responsibility. International Journal of Consumer Studies, 40(4), 466-474.

Peixoto, A. F., & Pereira, R. D. C. F. (2013). Discurso versus ação no comportamento ambientalmente responsável. Revista de Gestão Ambiental e sustentabilidade, 2(2), 71-103.

Rajeevan, U., & Mishra, B. K. (2020). Sustainable management of the groundwater resource of Jaffna, Sri Lanka with the participation of households: Insights from a study on household water consumption and management. Groundwater for Sustainable Development, 10, 100280.

Ribeiro, J. D. A., Veiga, R. T., & Higuchi, A. K. (2016). Personality traits and sustainable consumption. Revista Brasileira de Marketing, 15(3), 297-313.

Richins, M. L., & Dawson, S. (1992). A consumer values orientation for materialism and its measurement: Scale development and validation. Journal of Consumer Research, 19(3), 303-316.

Stavenhagen, M., Buurman, J., & Tortajada, C. (2018). Saving water in cities: Assessing policies for residential water demand management in four cities in Europe. Cities, 79, 187-195.

Straus, J., Chang, H., & Hong, C. (2016). An exploratory path analysis of attitudes, behaviors and summer water consumption in the Portland Metropolitan Area. Sustainable Cities and Society, 24, 68-77.

Trope, Y., & Liberman, N. (2010). Construal-level theory of psychological distance. Psychological review, 117(2), 440.

Untaru, E. N., Ispas, A., & Han, H. (2020). Exploring the synergy between customer home"based and hotel"based water consumption and conservation behaviors: An empirical approach. Journal of Consumer Behaviour, 19(6), 542-555. https://doi-org.ez16.periodicos.capes.gov.br/10.1002/cb.1826

Xiangmei, M., Leping, T., Chen, Y., & Lifeng, W. (2021). Forecast of annual water consumption in 31 regions of China considering GDP and population. Sustainable Production and Consumption, 27, 713–736. https://doi.org/10.1016/j.spc.2021.01.036

Yuriev, A., Dahmen, M., Paillé, P., Boiral, O., & Guillaumie, L. (2020). Pro-environmental behaviors through the lens of the theory of planned behavior: A scoping review. Resources, Conservation and Recycling, 155, 104660.

Zhao, M., Jiang, G., Ming, G., Su, Q., & Ma, L. (2020). Analysis of the driving forces for changes in a regional energy sector's water consumption. Water-Energy Nexus, 3, 103-109. https://doi.org/10.1016/j.wen.2020.05.001

Zupic, I., & ÄŒater, T. (2015). Bibliometric methods in management and organization. Organizational Research Methods, 18(3), 429-472

Downloads

Publicado

2024-05-16

Como Citar

SOARES, M. M. de O.; CAMPOS, P. de O.; FARIAS, A. K. G. de; COSTA, M. F. da. ANTECEDENTES DO CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA: PANORAMA E NOVAS POSSIBILIDADES DE PESQUISA. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 11, n. 2, 2024. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/2468. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos