ANTECEDENTES DO CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA: PANORAMA E NOVAS POSSIBILIDADES DE PESQUISA
Palavras-chave:
Consumo consciente de água, Antecedentes, Comportamento do Consumidor, Bibliometria, Agenda de PesquisaResumo
A forma como o consumo de água ocorre nos dias atuais impactará diretamente no bem-estar das futuras gerações, exigindo-se maior conscientização por parte dos indivíduos em relação ao consumo deste recurso. Sob esse cenário, o objetivo da presente pesquisa reside na busca pela identificação e compreensão de características comportamentais e variáveis que possam conduzir ao consumo consciente da água, pensando-a como um recurso limitado e que deve chegar em condições de uso para as futuras gerações. Com a ajuda do software VOSviewer, foram elaborados mapas de rede com clusters que, a partir de palavras-chave, sintetizam o quadro teórico sobre o consumo consciente de água por meio dos textos disponíveis nas principais plataformas de dados (Web of Science, Scopus e Science Direct). Em paralelo, nessas mesmas bases, em uma segunda fase, foram aplicados critérios de inclusão e exclusão que restringiram os estudos para as áreas que direcionam pesquisas voltadas para o comportamento do consumidor em relação à água na finalidade de extrair variáveis ligadas ao consumo. Com os clusters dos mapas de rede, identifica-se a fragmentação e escassez de pesquisas sobre o fenômeno. Há uma predominância de pesquisas em países desenvolvidos; logo, recomenda-se que estudos futuros voltem-se para economias emergentes. Além disso, novas pesquisas podem analisar amostras com participantes mais jovens, avaliar os efeitos reversos de programas de incentivo à redução do consumo de água e o papel do sacrifício percebido nesse contexto. Por fim, elucida-se a necessidade de consolidação de escalas para mensurar o consumo consciente de água.
Referências
Akatu. (2010). Pesquisa 2010. Acesso em 25 nov. 2019. Disponível em: http://www.akatu.org.br/content/akatu/arquivos/file/10_12_13_rsepesquisa2010_pdf
Beal, C. D., Stewart, R. A., & Fielding, K. (2013). A novel mixed method smart metering approach to reconciling differences between perceived and actual residential end use water consumption. Journal of Cleaner Production, 60, 116-128
Berlinck, C. N., Caldas, A. L. R., Monteiro, A. H. R., & Saito, C. H. (2003). Contribuição da educação ambiental na explicitação e resolução de conflitos em torno dos recursos hídricos. Ambiente & Educação, 8(1), 117-129.
Borelli, F. C., Hemais, M. W., & Dias, P. I. R. C. (2012). Ecológicos ou controlados? Construindo discursivamente o consumidor consciente. Revista Brasileira de Marketing, 11(2), 18-42.
Carrington, M. J., Neville, B. A., & Whitwell, G. J. (2010). Why ethical consumers don"™t walk their talk: Towards a framework for understanding the gap between the ethical purchase intentions and actual buying behaviour of ethically minded consumers. Journal of business ethics, 97(1), 139-158.
Chadegani, A., Salehi, H., Yunus, M., Farhadi, H., Fooladi, M., Farhadi, M., & Ale Ebrahim, N. (2013). A comparison between two main academic literature collections: Web of Science and Scopus databases. Asian Social Science, 9(5), 18-26.
Chen, X., Yang, S. H., Yang, L., & Chen, X. (2015). A benchmarking model for household water consumption based on adaptive logic networks. Procedia Engineering, 119, 1391-1398.
Chenoweth, J., López-Avilés, A., Morse, S., & Druckman, A. (2016). Water consumption and subjective wellbeing: an analysis of British households. Ecological Economics, 130, 186-194.
Cherrier, H. (2005). Becoming sensitive to ethical consumption behavior: narratives of survival in an uncertain and unpredictable world. ACR North American Advances.
Corral-Verdugo, V. (2003). Determinantes psicológicos e situacionais do comportamento de conservação de água: um modelo estrutural. Estudos de Psicologia (Natal), 8(2), 245-252.
Cuadrado, E., Tabernero, C., García, R., Luque, B., & Seibert, J. (2017). The role of prosocialness and trust in the consumption of water as a limited resource. Frontiers in psychology, 8, 694. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2017.00694
Daminato, C., Diaz-Farina, E., Filippini, M., & Padrón-Fumero, N. (2021). The Impact of Smart Meters on Residential Water Consumption: Evidence from a Natural Experiment in the Canary Islands. Resource and Energy Economics, 101221. https://doi.org/10.1016/j.reseneeco.2021.101221
Dascher, E. D., Kang, J., & Hustvedt, G. (2014). Water sustainability: Environmental attitude, drought attitude and motivation. International Journal of Consumer Studies, 38, 467-474.
Delaney, C., & Fam, D. (2015). The "˜meaning"™ behind household rainwater use: An Australian case study. Technology in Society, 42, 179-186.
Dias, R. (2012). Gestão Ambiental: Responsabilidade Social e Sustentabilidade. São Paulo: Atlas, 2009.
Dolnicar, S., Hurlimann, A., Grun, B. (2012). Water conservation behavior in Australia. Journal of Environmental Management, 105, 44-52.
Feital, J. D. C., Spers, E. E., Novaes Netto, A. F., Spers, V. R. E., & Ponchio, M. C. (2008). O consumo consciente da água: um estudo do comportamento do usuário doméstico. Anais do III Encontro de Marketing da Associação Nacional Pós-Graduação em Administração. Curitiba, PR, Brasil.
Fink, A. (2005), Conducting Research Literature Reviews: From the Internet to Paper, 2nd ed., Sage Publications Ltd, Thousand Oaks, CA.
Flórez, M. P., Ramírez, M. C., Payán-Durán, L. F., Peralta, M., & Acero Lopez, A. E. (2019). A systemic methodology for the reduction of water consumption in rural areas. Kybernetes, 48(1), 163–182. https://doi.org/10.1108/K-10-2017-0406
Garcia, J., Salfer, L. R., Kalbusch, A., & Henning, E. (2019). Identifying the drivers of water consumption in single-family households in Joinville, Southern Brazil. Water (Switzerland), 11(10). https://doi.org/10.3390/w11101990
Gómez-Llanos, E., Durán-Barroso, P., & Robina-Ramírez, R. (2020). Analysis of consumer awareness of sustainable water consumption by the water footprint concept. Science of the Total Environment, 721. https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2020.137743
Hao, Y., Hu, X., & Chen, H. (2019). On the relationship between water use and economic growth in China: New evidence from simultaneous equation model analysis. Journal of Cleaner Production, 235, 953–965. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2019.07.024
Hemerly, L. A., & d"™Angelo, M. J. (2017). Reflexões sobre o comportamento ecologicamente correto do consumidor capixaba. Race: revista de administração, contabilidade e economia, 16(2), 655-680.
Ibrahim, A., Knox, K., Rundle-Thiele, S., & Arli, D. (2018). Segmenting a Water Use Market: Theory of Interpersonal Behavior Insights. Social Marketing Quarterly, 24(1), p. 3-17.
Kadibadiba, T., Roberts, L., & Duncan, R. (2018). Living in a city without water: A social practice theory analysis of resource disruption in Gaborone, Botswana. Global Environmental Change, 53, 273-285.
Kanan, L. A. (2011). Consumo sustentável & economia solidária: alguns conceitos e contribuições da Psicologia. Fractal: Revista de Psicologia, 23(3), 607-624.
Kang, J., Grable, K., Hustvedt, G., & Ahn, M. (2017). Sustainable water consumption: The perspective of Hispanic consumers. Journal of Environmental Psychology, 50, 94–103. https://doi.org/10.1016/j.jenvp.2017.02.005
Kasser, T. (2016). Materialistic values and goals. Annual review of psychology, 67, 489-514.
Kautish, P., & Sharma, R. (2020). Determinants of pro"environmental behavior and environmentally conscious consumer behavior: An empirical investigation from emerging market. Business Strategy & Development, 3(1), 112-127. https://doi.org/10.1002/bsd2.82
Lee, M., & Tansel, B. (2013). Water conservation quantities vs customer opinion and satisfaction with water efficient appliances in Miami, Florida. Journal of Environmental Management, 128, 683-689.
Liu, A., Giurco, D., & Mukheibir, P. (2015). Motivating metrics for household water-use feedback. Resources, Conservation and Recycling, 103, 29-46.
Liu, Y., & Song, W. (2020). Modelling crop yield, water consumption, and water use efficiency for sustainable agroecosystem management. Journal of Cleaner Production, 253, 119940. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2019.119940
Lucas, N. P., & Cordery, I. (2019). Effects of heightened price awareness on urban water consumption. Australasian Journal of Water Resources, 23(2), 129-136. https://doi-org.ez16.periodicos.capes.gov.br/10.1080/13241583.2019.1650588
Moraes, D. S. D. L., & Jordão, B. Q. (2002). Degradação de recursos hídricos e seus efeitos sobre a saúde humana. Revista de Saúde Pública, 36, 370-374.
Morais, L. H. L., Pinto, D. C., & Cruz-Jesus, F. (2021). Circular economy engagement: Altruism, status, and cultural orientation as drivers for sustainable consumption. Sustainable Production and Consumption, 27, 523-533. https://doi.org/10.1016/j.spc.2021.01.019
Nauges, C., & Wheeler, S. A. (2011). The Complex Relationship Between Households Climate Change Concerns and Their Water and Energy Mitigation Behaviour. Ecological Economics, 141, 87-94.
Nawaz, W., & Koç, M. (2018). Development of a systematic framework for sustainability management of organizations. Journal of Cleaner Production, 171, 1255-1274.
Otaki, Y., Ueda, K., & Sakura, O. (2017). Effects of feedback about community water consumption on residential water conservation. Journal of Cleaner Production, 143, 719-730.
Paço, A., & Gouveia Rodrigues, R. (2016). Environmental activism and consumers"™ perceived responsibility. International Journal of Consumer Studies, 40(4), 466-474.
Peixoto, A. F., & Pereira, R. D. C. F. (2013). Discurso versus ação no comportamento ambientalmente responsável. Revista de Gestão Ambiental e sustentabilidade, 2(2), 71-103.
Rajeevan, U., & Mishra, B. K. (2020). Sustainable management of the groundwater resource of Jaffna, Sri Lanka with the participation of households: Insights from a study on household water consumption and management. Groundwater for Sustainable Development, 10, 100280.
Ribeiro, J. D. A., Veiga, R. T., & Higuchi, A. K. (2016). Personality traits and sustainable consumption. Revista Brasileira de Marketing, 15(3), 297-313.
Richins, M. L., & Dawson, S. (1992). A consumer values orientation for materialism and its measurement: Scale development and validation. Journal of Consumer Research, 19(3), 303-316.
Stavenhagen, M., Buurman, J., & Tortajada, C. (2018). Saving water in cities: Assessing policies for residential water demand management in four cities in Europe. Cities, 79, 187-195.
Straus, J., Chang, H., & Hong, C. (2016). An exploratory path analysis of attitudes, behaviors and summer water consumption in the Portland Metropolitan Area. Sustainable Cities and Society, 24, 68-77.
Trope, Y., & Liberman, N. (2010). Construal-level theory of psychological distance. Psychological review, 117(2), 440.
Untaru, E. N., Ispas, A., & Han, H. (2020). Exploring the synergy between customer home"based and hotel"based water consumption and conservation behaviors: An empirical approach. Journal of Consumer Behaviour, 19(6), 542-555. https://doi-org.ez16.periodicos.capes.gov.br/10.1002/cb.1826
Xiangmei, M., Leping, T., Chen, Y., & Lifeng, W. (2021). Forecast of annual water consumption in 31 regions of China considering GDP and population. Sustainable Production and Consumption, 27, 713–736. https://doi.org/10.1016/j.spc.2021.01.036
Yuriev, A., Dahmen, M., Paillé, P., Boiral, O., & Guillaumie, L. (2020). Pro-environmental behaviors through the lens of the theory of planned behavior: A scoping review. Resources, Conservation and Recycling, 155, 104660.
Zhao, M., Jiang, G., Ming, G., Su, Q., & Ma, L. (2020). Analysis of the driving forces for changes in a regional energy sector's water consumption. Water-Energy Nexus, 3, 103-109. https://doi.org/10.1016/j.wen.2020.05.001
Zupic, I., & ÄŒater, T. (2015). Bibliometric methods in management and organization. Organizational Research Methods, 18(3), 429-472
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).